Gerdau e Abece apresentam vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2012

25/10/2012 - Gerdau e Abece apresentam vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2012
 
abece_ponte_do_saber_rj_categoria infraestrutura_vencedor.jpgEntre os critérios que definiram os ganhadores desta edição estão uso adequado de materiais, economia de produtos durante a construção, concepção estrutural, criatividade e adequação harmônica ao ambiente
 
A Gerdau e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) anunciaram em cerimônia realizada no dia 24 de outubro os vencedores da 10ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Considerado o principal reconhecimento da área de engenharia estrutural no País, o prêmio homenageia profissionais que contribuíram para a valorização do setor, em quatro categorias: Infraestrutura, Edificações, Obras de Pequeno Porte e Obras Especiais. Neste ano, 230 projetos foram inscritos, um número recorde de inscrições desde o início da premiação.
Julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau, Abece e da Editora PINI, os projetos foram avaliados a partir de critérios como o uso adequado de materiais, a economia de produtos durante a construção, a concepção estrutural e a implantação harmônica da estrutura em relação ao ambiente. Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Além disso, o prêmio selecionou um trabalho destacado pelo Júri, assim como uma menção honrosa em Sustentabilidade.
Na categoria Infraestrutura, o vencedor é Vicente Garambone Neto, com a Ponte do Saber (RJ). Já em Edificações, João José Asfura Nassar conquista a premiação com os edifícios Pier Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho (PE). Entre os projetos de Pequeno Porte, o ganhador é Ibsen Puleo Uvo, com a casa em Ubatuba (SP). Na categoria Obras Especiais, o prêmio fica com Marcelo Correia Alcantra Silveira, com a Arena Castelão (CE). O destaque do Júri é Bruno Contarini, com a nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (DF), enquanto a menção honrosa em Sustentabilidade é para Carlos Alberto Szucs, com o projeto da residência de Roger Wright, desenvolvido a partir de uma estrutura em madeira laminada colada (MLC).
“O número recorde de candidatos em 2012 consolida a premiação como uma referência nacional na área de engenharia estrutural. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 24% de projetos inscritos. Isso demonstra um maior reconhecimento adquirido pelo prêmio e reforça o aquecimento do setor da construção civil, que constantemente recebe novos projetos em todo o país”, destaca Paulo Ricardo Tomazelli, diretor de Vendas e Marketing da Gerdau Aços Brasil.
Os primeiros colocados de cada categoria ganham uma viagem a Nova York, no primeiro semestre de 2013, para uma visita monitorada à obra de reconstrução do World Trade Center, que conta com a Gerdau entre seus fornecedores.
 
VENCEDORES
CATEGORIA INFRAESTRUTURA
Vicente Garambone Neto
Obra: Ponde do Saber (RJ)
A ponte sul da Ilha do Fundão, atualmente em obra e com previsão de inauguração em outubro deste ano, foi projetada para desafogar o trânsito intenso na saída da ilha e servir como cartão postal para quem chega à cidade do Rio de Janeiro. Construída sobre o canal do Fundão, a obra chama atenção pela arquitetura, bem como o modelo de contratação e gestão da obra e sua inserção em um projeto mais amplo de revitalização de uma área deteriorada da baía de Guanabara.
 
CATEGORIA EDIFICAÇÕES
João José Asfura Nassar
Obra: Edifícios Pier Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho (PE)
Com 126, 47 metros de altura, os edifícios possuem estrutura em concreto armado, fachada curva, grandes vãos entre os pilares, lajes nervuradas e fundação em estacas metálicas de seção decrescente, uma utilização inédita no Brasil. Cartão postal do Recife, os projetos marcam o início da renovação de área abandonada da cidade e foram pioneiros nas obras que oferecem confortos e refletem o conceito de “morar bem” nos centros das cidades brasileiras.
 
CATEGORIA PEQUENO PORTE
Ibsen Puleo Uvo
Obra: Casa em Ubatuba (SP)
Projeto em concreto armado com 3 pavimentos, apoiado em apenas 3 pilares. Trata-se de uma estrutura particular totalmente pendurada e integrada, utilizando como base o concreto, o vidro e a madeira. A edificação foi construída sobre um terreno inclinado, com a preservação da vegetação natural.
 
CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS
Marcelo Correia Alcantra Silveira
Obra: Arena Castelão (CE)
O projeto foi desenvolvido a partir de uma estrutura existente, que teve que ser adaptada às condições atuais de utilização dos estádios modernos. A estrutura está dividida em 4 setores: Secretaria de Esportes (Setor 1), estacionamentos no subsolo (Setor 2), prédio FIFA (setor 3) e entorno da arena e anel inferior (Setor 4). As duas primeiras áreas têm a estrutura mista, sendo pilares e fundações pré-moldadas em concreto armado, vigas metálicas em perfil laminado e lajes mistas “steel deck”. O setor 4 é onde se encontram as rampas de acesso, projetadas em lajes planas maciças em concreto e apoiadas em vigas de estrutura metálica.
O setor 3 abriga o espaço VIP do estádio com área de convivência, camarotes e restaurantes, as instalações da imprensa, vestiários e área administrativa. É composto por seis pavimentos em concreto, com sistema estrutural em lajes planas maciças, e, para o apoio das arquibancadas, vigas, em concreto armado, que fazem parte do sistema de contraventamento responsável pelo combate às ações dinâmicas provocadas pelo comportamento das torcidas.
 
DESTAQUE DO JÚRI
Bruno Contarini
Obra: Nova Sede do Tribunal Superior Eleitoral (DF)
Complexo formado por um prédio principal de 12 pavimentos em concreto armado e protendido, com 210 metros de comprimento de laje e largura de 18 metros. A obra possui subsolo único com vãos de até 27 metros em grelha e três cúpulas com 28, 30 e 35 metros de diâmetro.
 
SUSTENTABILIDADE
Carlos Alberto Szucs
Obra: Estrutura em madeira laminada colada (MLC) - Residência Roger Wright (RJ)
Obra residencial com planta na forma de um H e sistema estrutural com pórticos modulados. Levando em conta que a estrutura utiliza Madeira Laminada Colada (MLC), foram consideradas as cargas normais de edificações, mas com rigorosa consideração do efeito do vento, principalmente pelo formato e dimensão dos beirais que contornam toda a edificação e pela localização de frente para o mar. A característica de pré-fabricação industrializada dos elementos estruturais confere à obra um canteiro limpo e baixo desperdício.
 
Mais informações sobre o Prêmio Talento Engenharia Estrutural em www.premiotalento.com.br
 
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
 
Sobre a ABECE
A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) é a entidade de classe que reúne e representa o setor no País, defendendo seus interesses perante a categoria, os poderes constituídos e a sociedade. Fundada em 17 de outubro de 1994, conta atualmente com filiados em diversos Estados, congregando profissionais que movimentam mais de 80% das transações comerciais, em valor financeiro, relacionados ao ramo de Engenharia e Consultoria Estrutural. Para possibilitar o debate de questões locais e propagar as atividades empreendidas pela sede nacional (localizada em São Paulo - SP), a Associação possui delegacias regionais nas principais capitais brasileiras e no interior dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Mais informações podem ser obtidas no site www.abece.com.br
 
Foto: Divulgação
Imagem Corporativa

Site Login