Alfândega do Porto do Rio de Janeiro destrói pisos laminados irregulares

09/10/2012 - Alfândega do Porto do Rio de Janeiro destrói pisos laminados irregulares
 
image005.jpgMais de 180 toneladas de pisos laminados de alta resistência, importados da China pela empresa Boldor Comércio Imp. e Exp. Ltda e apreendidos pela Receita Federal em meados de 2009, no Porto do Rio de Janeiro, foram destruídas no sábado, 6 de outubro, em Salto (SP).
Com valor estimado em R$ 360 mil, a mercadoria foi apreendida por não estar em conformidade com a norma brasileira NBR ABNT 14.833-1 e, consequentemente, com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com a Norma, um dos parâmetros adotados para a análise foi o nível de resistência à abrasão, que é o melhor indicador da vida útil do produto.
Em dezembro de 2011, o Poder Judiciário determinou que a Receita Federal providenciasse a destruição do produto. “As irregularidades apresentadas possuem caráter insanável, impedindo que a Receita Federal desse outro destino à carga, como incorporação ao patrimônio da União, leilão ou mesmo doação”, explica Carlos Mariotti, de Relações Institucionais e Governamentais, responsável pelo Programa de Combate à Concorrência Desleal da ABIPLAR – Associação Brasileira de Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência.
Preocupada com o meio ambiente e a destinação final dos resíduos após a destruição da mercadoria, a ABIPLAR escolheu a Linha de Reciclagem da Eucatex, uma de suas associadas, para a operação. Dessa forma, um material não-conforme tecnicamente (produto reciclável) será transformado em biomassa para a geração de energia dentro do próprio processo de fabricação industrial da empresa.
Para o transporte das mais de 180 toneladas dos pisos não-conformes foram utilizadas nove carretas, que saíram Porto do Rio de Janeiro com destino a Salto.
 
Sobre a ABIPLAR (www.abiplar.org.br)
A Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência foi fundada em julho de 1999 por iniciativa da Eucatex, fabricante dos pisos Eucafloor, e da Duratex, fabricante do Durafloor.
Além de apresentar ao mercado as qualidades do piso laminado de alta resistência, a entidade tem como objetivos informar os consumidores e proporcionar aprimoramento técnico de todos os agentes que interagem com o consumidor, bem como oferecer segurança e qualidade na compra e instalação do piso laminado de alta resistência.
 
Foto: Divulgação
Accesso Assessoria de Comunicação

Site Login