Jovens profissionais dão dicas aos candidatos da seleção da Construtora Camargo Corrêa

26/09/2012 - Jovens profissionais dão dicas aos candidatos da seleção da Construtora Camargo Corrêa
 
camargo_correa_xyz.jpgInscrições para processo de recrutamento entram na reta final e vão até o dia 1º de outubro
No ano passado eles enfrentaram uma disputa mais concorrida do que a do vestibular e venceram. Eram 700 candidatos por vaga. Dos 12.660 inscritos, apenas 18 foram selecionados. Após um ano na empresa, chegou a vez de ensinarem algumas dicas para quem deseja se candidatar ao Programa Jovem Profissional 2013 da Construtora Camargo Corrêa. As inscrições vão até o dia 1º de outubro e devem ser feitas no site jovensprofissionais.construtoracamargocorrea.com.br.
Além de ser graduado em Engenharias Mecânica, Civil, Elétrica e de Produção, Administração e Economia (período dezembro de 2010 e 2012) e possuir conhecimento intermediário em inglês, o jovem profissional deve estar atento à história da empresa e ao seu segmento de atuação e preparado para trabalhar em diferentes lugares do Brasil, da América Latina e da África.
Para ter sucesso na seleção, quatro jovens profissionais 2012 dão dicas aos candidatos a participar da próxima edição do programa:
1. Tenha em mente que o resultado da seleção pode mudar radicalmente a sua vida;
2. Estude a empresa. Saiba quem foi o fundador, a história, área de atuação;
3. Se tiver a oportunidade, visite uma obra/projeto que teve a participação da empresa;
4. Tenha foco. Não tente se inscrever em todos os processos de seleção que aparecerem. Escolha aqueles que forem mais interessantes para você;
5. Leve a sério o processo de seleção, respeitando os prazos e executando as tarefas propostas;
6. Pense bem para saber se o que a empresa oferece é o que você quer;
7. Não se preocupe em falar muito ou pouco, participe do seu próprio jeito; tenha paciência;
8. Liderança é importante, mas o segmento de construção é uma atividade em equipe; é preciso saber ouvir e deixar os outros falarem;
9. Mostre interesse e seja proativo. Não tenha medo de fazer perguntas;
10. Mantenha a humildade, pois em uma obra você vai lidar com os mais variados tipos de profissionais da empresa.
 
Desafio
Foi justamente essa superação diária que seduziu Rodrigo Lapshies Belasquem, gaúcho de Pedro Osório que trabalha na construção da Estrada de Batalha, em Pernambuco. Ele conta que foi atraído pelo desafio que representa trabalhar na Camargo Corrêa. “Cada dia é um desafio diferente, é um problema novo. Me atraiu muito saber que não ia ter um dia igual ao outro”, destaca.
O administrador João Vitor Rosalém, 26 anos, natural de Vitória, foi parar na obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), uma das obras mais importantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).  Para ele, o candidato deve ter capacidade de mudança e adaptação. “No início foi um choque de realidade. Sempre morei  com os pais e aqui só tem trabalhadores. Isso gera uma pressão no começo, mas aos poucos você entra no ritmo da obra. Hoje, eu estou acostumado. É um projeto bem grande, tem de dar conta”, afirma ele, que comanda uma equipe de 78 pessoas na obra.
O curitibano Pedro Basso Ribas Vieira de Souza, 23 anos, deixou o Paraná e mora desde janeiro em São Luís, no Maranhão, na obra do Terminal Ferroviário Ponta da Madeira. “Eu me identifiquei com a Camargo. Não tinha que falar mais alto e não era ultracompetitivo. Eu acredito no trabalho em equipe”, afirmou. Para ir bem na seleção, ele destaca que o candidato deve se mostrar confortável em trabalhar com outros profissionais e formar um time.
Já o engenheiro sorocabano George Luiz Morais Rocha Melo, 25 anos, que está na Refinaria Getúlio Vargas (Paraná) desde janeiro, destacou o alto nível do processo. “Foi a seleção que teve mais etapas, tanto durante as dinâmicas, como fora. Tinha de entregar projeto a partir de uma rede de informação, uma espécie de Facebook da Camargo, e discutir e fazer um projeto de sustentabilidade com pessoas que você não conhecia”. Seu conselho para quem vai participar da seleção é: “Tenha sangue nos olhos e vá preparado”.
 
Sobre a Construtora Camargo Corrêa
Com presença na América Latina e África, a Construtora Camargo Corrêa é uma empresa com vocação para a execução de projetos de grande porte e de alta complexidade logística, construtiva e de engenharia. Em 73 anos de atuação, constam em seu portfólio algumas das mais importantes obras dos segmentos de Energia, Construções Industriais, Óleo & Gás, Transporte de Massa e Saneamento. Integrada por mais de 31 mil profissionais, a Construtora Camargo Corrêa desenvolve nos empreendimentos em que participa processos e políticas de gestão que resultaram na obtenção das principais certificações de qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social.
 
Foto: Divulgação
Giusti Comunicação Integrada

Site Login