Construtora Camargo Corrêa vence Prêmio Época Empresa Verde

20/09/2012 - Construtora Camargo Corrêa vence Prêmio Época Empresa Verde
 
camargo_correa_metro.jpgReconhecimento consolida a empresa como referência em boas práticas ambientais no segmento da construção civil
A Construtora Camargo Corrêa foi uma das grandes vencedoras do Prêmio Época Empresa Verde 2012. Além de figurar entre as 20 companhias escolhidas por ter as melhores práticas ambientais do Brasil, a Camargo Corrêa foi homenageada como referência em gestão ambiental e mudanças climáticas. Especificamente pelos trabalhos voltados para o combate ao aquecimento global recebeu o Prêmio Especial Época Mudanças Climáticas 2012 na categoria indústria. O reconhecimento se baseou nos resultados do Plano de Gestão de Carbono, projeto pioneiro no setor da construção civil que reduziu em 10% as emissões de gases de efeito estufa em 2011 e de forma antecipada à futura regulamentação do tema, definiu metas de redução de emissões até 2020.
“Os resultados obtidos pela Construtora Camargo Corrêa colocam a empresa à frente de seu segmento em relação às questões ambientais e esse prêmio é um reconhecimento de nosso exemplo de pioneirismo”, afirmou o presidente da empresa, Dalton Avancini.
A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, 17, em São Paulo. Os prêmios recebidos são resultados de uma pesquisa realizada pela Editora Globo e PricewaterhouseCoopers (PwC), que avaliou mais de 120 companhias em temas como eficiência energética, uso consciente da água, destinação do lixo, transporte, incorporação de critérios ambientais no desenvolvimento de produtos e serviços e redução de emissões de gases do efeito estufa.
O Plano de Gestão de Carbono da Construtora Camargo Corrêa tem como meta reduzir as emissões da empresa em 21% até 2016 e em 37% até 2020. Iniciado em 2009, o projeto mapeou a quantidade de gases do efeito estufa que a construtora emite em suas obras e a partir de então foram estabelecidas as metas. Entre os processos envolvidos estão o consumo de energia elétrica e combustível, supressão de vegetação, geração de resíduos, aplicação de aço e cimento e utilização de madeira.
A Construtora realiza ainda outras práticas que justificam o prêmio. Com seu Plano de Gestão de Resíduos, por exemplo, a empresa alcançou 42% de reciclagem de materiais em suas obras em 2011. No caso da sucata metálica, esse índice de aproveitamento chega a 97%. No caso do papel e da madeira, os índices de reciclagem são de 77% e 76% respectivamente. Para otimizar esse aproveitamento, a empresa desenvolveu ainda a Bolsa de Resíduos, uma espécie de “leilão online” no qual os responsáveis pelas obras informam em tempo real os resíduos disponíveis e recebem ofertas de compra de cooperativas, associações e empresas para comercialização, doação ou tratamento.
 
Sobre a Construtora Camargo Corrêa
Com presença na América Latina e África, a Construtora Camargo Corrêa está focada na execução de projetos de grande porte e de alta complexidade logística, construtiva e de engenharia. Em 73 anos de atuação, consolidou sólida reputação de qualidade, excelencia operacional epioneirismo tornando-se a maior construtora de usinas hidrelétricas do mundo. Constam também em seu portfólio algumas das mais importantes obras de infraestrutura do Brasil, abrangendo os segmentos de Energia, Construções Industriais, Óleo & Gás, Transporte de Massa e Saneamento. Integrada por mais de 31 mil profissionais, a Construtora Camargo Corrêa desenvolve nos empreendimentos em que participa processos e políticas de gestão que resultaram na obtenção das principais certificações de qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social ajudando a transformerpara melhor a realidade das regiões onde está presente.
 
Foto: Divulgação
Giusti Comunicação Integrada

Site Login