Viapol dá dicas de segurança durante a impermeabilização

11/09/2012 - Viapol dá dicas de segurança durante a impermeabilização
 
viapol_const.jpgAdotar os corretos procedimentos durante a aplicação de mantas asfálticas é cumprir com o exigido pela NR-18, visando a segurança do trabalhador e a qualidade da obra
 
Segurança e qualidade são aspectos que se complementam quando o assunto é aplicação de mantas asfálticas para impermeabilização. Técnica apurada e cuidados na preparação e no manuseio do produto e das ferramentas necessárias são indispensáveis para o bom desempenho por parte do profissional aplicador e para a preservação patrimonial. A Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções completas para construção civil e diversos segmentos industriais, orienta quanto aos cuidados para a aplicação destes itens.
Vale destacar que o país conta com normas que especificam os procedimentos necessários, como a Norma Regulamentadora ABNT NR-18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, e que em sua última revisão, incorporou um item específico sobre impermeabilização, tornando obrigatória a observância de procedimentos de preparação, manuseio e aplicação, além dos que já são recomendados pela ABNT NBR 9574 – Execução de impermeabilização, e que por estar citada na NR-18, deve ser seguida por todos que se utilizem destes serviços.
Para o Gerente de Negócios da Viapol, Marcos Storte, a segurança do impermeabilizador é primordial para que o serviço seja executado corretamente e para que este profissional não faça parte das estatísticas que apontam que os trabalhadores da construção civil têm três vezes mais riscos de morrer por acidente de trabalho em comparação a outros setores econômicos. Feita com segurança e responsabilidade, a impermeabilização confere melhor qualidade às edificações, com o aumento da vida útil do imóvel e a redução dos impactos causados por reformas.
 
Orientações básicas
As mantas asfálticas para impermeabilização de áreas diversas podem ser aplicadas com diferentes métodos, a exemplo de aplicação com maçarico a gás (GLP) ou com asfalto a quente (por meio de aquecedor). São processos que exigem cuidados básicos para evitar acidentes graves.
Um dos primeiros passos para a aplicação do impermeabilizante é identificar e separar as ferramentas necessárias, sem esquecer as roupas adequadas e equipamentos de proteção individual (EPI’s). Entre eles estão luvas de raspa; colher de pedreiro; estilete ou faca; rolo de pintura de lã de carneiro; vasilhame para aplicação do asfalto quente, maçarico de alta potência ou aquecedor de asfalto.
 
Normas de segurança para uso do maçarico
Conectado a um botijão de gás GLP, o maçarico executa a queima do gás e proporciona uma chama de alta temperatura, regulável por meio de um gatilho, sendo um dos principais equipamentos utilizados na aplicação de mantas asfálticas. Confira algumas dicas de segurança:
·        Ao conectar a válvula de segurança no botijão, certifique-se que não tenha vazamentos de gás, usando espuma de sabão para verificação. Confira também conexões, tais como; registro, gatilho etc.
·        Após certificar-se que não há vazamentos na conexão do botijão, verifique as condições da mangueira, examinando-a cuidadosamente para detectar possíveis avarias que possam oferecer riscos de vazamentos de gás e provocar acidentes. Proceda da seguinte maneira: coloque a mangueira em um recipiente com água, abra a válvula do botijão submetendo a mangueira à pressão total. Caso constate alguma anomalia, substitua a mesma por uma nova.
·         Jamais coloque o botijão dentro de caixas d´água ou qualquer outro local fechado quando estiver trabalhando com o maçarico nestes locais.
·         Não deixar o maçarico conectado ao botijão quando se ausentar do local de trabalho, mesmo que seja por curto espaço de tempo.
·         Não usar o maçarico em ambiente fechado sem a colocação de ventilação forçada para renovação do ar. Caso contrário o ar interno perderá oxigênio, causando danos à saúde dos funcionários que estejam trabalhando no local.
·         Usar sempre mangueira para alta pressão.
·         Nunca use o maçarico com o botijão de gás deitado (fora da posição normal). Este procedimento poderá provocar rompimento da mangueira e danos na válvula de regulagem de pressão do equipamento.
·         Em dias muito frios poderá ocorrer congelamento do botijão depois de algumas horas de uso. É aconselhável trocar o botijão, deixando que o mesmo descongele naturalmente.
 
Medidas de segurança na área de trabalho do aquecedor de asfalto
Um aquecedor de asfalto permite a preparação do asfalto para a colagem das mantas impermeabilizantes em apenas 15 minutos, graças à potência de cinco queimadores a gás GLP e estrutura especial composta de duas partes separáveis, que asseguram a completa distribuição do calor e sua manutenção. Confira as recomendações:
·         Durante o funcionamento do aquecedor de asfalto, nunca deixe a tampa aberta depois de colocar o asfalto no recipiente interno. Isto pode causar autocombustão e o aquecedor de asfalto se incendiar.
·         Colocar o aquecedor de asfalto sobre superfície plana, travar uma das rodas com calço apropriado para evitar risco de tombamento ou deslocamento.
·         Conservar os botijões de gás a uma distância apropriada e num lugar seguro onde não possam virar ou ser danificados.
·         Quando abrir a válvula de 1½" para drenar a caldeira de asfalto, faça de forma lenta para evitar qualquer respingo.
·         Não segure ou movimente o aquecedor de asfalto enquanto ele estiver quente ou cheio de asfalto.
·         Com auxílio de espuma feita com água e sabão, verifique regularmente se não há vazamento no regulador, queimador e em todas as válvulas e verifique frequentemente se as mangueiras de borracha não estão gastas.
 
Viapol Ltda.
São Paulo: (11) 2107.3400
www.viapol.com.br
 
 
Via Pública Comunicação

Site Login