Viapol é o novo membro do Green Building Council Brasil

10/09/2012 - Viapol é o novo membro do Green Building Council Brasil
 
viapol_arq_.jpgCom o objetivo de atuar em favor da sustentabilidade nas construções, empresa une forças com o órgão responsável pela certificação LEED no Brasil
A concordância entre valores levaram a Viapol, referência nacional no mercado de impermeabilizantes e soluções para construção civil, a unir-se à causa do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), organização não governamental (ONG), que visa o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país. Desde o mês de agosto, a empresa tornou-se o novo membro da entidade, com intuito de atuar em favor da adoção de produtos e procedimentos que definem as construções verdes.
O GBC Brasil é a organização que promove, interpreta e adapta a certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) ao mercado nacional. Voltado à orientação, mensuração e certificação de construções sustentáveis, os chamados Green Buildings, o selo LEED já foi conquistado por mais de 500 edificações no País. As construções verdes incluem medidas que visam à economia de energia elétrica e recursos hídricos, reaproveitamento de água, redução de resíduos, durabilidade das construções, entre outros aspectos que favoreçam o aumento da qualidade de vida das pessoas.
É nesse aspecto que se destaca o caráter sustentável da impermeabilização. Ao impedir os efeitos negativos do excesso de umidade, estes produtos aumentam a vida útil das edificações, reduzindo a degradação precoce, a geração de resíduos oriundos de demolições ou reformas, e ainda evitando problemas de saúde provocados pela umidade.
Para o gerente de marketing da Viapol, Henrique Setti, cada vez mais os conceitos e a importância da impermeabilização são difundidos. “O caráter sustentável não se limita ao produto final, mas envolve todo o processo de fabricação, desde a escolha da matéria-prima. Sendo assim, quando pensamos em sustentabilidade na impermeabilização, certamente pensaremos não somente na garantia do conforto e estanqueidade da obra, mas também no impacto ambiental e no bem-estar das pessoas causado pela aplicação de determinado produto”.
 
Desenvolvimento conjunto
O Brasil representa um mercado de grande potencial para o crescimento das construções sustentáveis. Há alguns anos, o setor da construção civil apresenta forte desenvolvimento, abrindo caminho para a execução de projetos imobiliários baseados na sustentabilidade. Ainda que as edificações verdes representem menos de 1% das construções brasileiras, esta é uma tendência que deverá se fortificar com o passar do tempo.
Iniciativas governamentais já passam a exigir a adoção de métodos e produtos sustentáveis em projetos públicos e privados. No entanto, governos, indústrias e sociedade têm papeis importantes nestas questões.
Dados do GBC Brasil indicam que a busca pela certificação LEED tem crescido significativamente: só em 2011, cerca de 145%. Um dos pontos altos são as construções para a Copa do Mundo de 2014 – para a qual nove das doze novas arenas solicitaram a certificação - e para a Olimpíada de 2016, com a assinatura de um protocolo de entendimentos entre o órgão e o Comitê Olímpico Brasileiro para a adoção de critérios que levem o selo LEED para todas as dependências dedicadas aos jogos.
Segundo Setti, esta é uma tendência sem volta. “Os produtos que promovem a sustentabilidade não apenas melhoram a qualidade de vida da população, como elevam a competitividade e os lucros de empresas produtoras e consumidoras destes itens”, explica. “Atuar em favor do crescimento sustentável, nas áreas econômica, social e ambiental, é um dever de todas as empresas do setor e uma premissa para a Viapol”, destaca.
 
Perfil Viapol
Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma linha de produtos composta de, aproximadamente, 900 itens voltados à proteção e conservação das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto.
Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, possui mais de 300 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes.
Em junho de 2012 a Viapol foi adquirida pela holding norte-americana RPM International Inc., passando a integrar The Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International. A holding possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados, e atende tanto os mercados industriais quanto os de consumo. Os produtos industriais da RPM incluem sistemas de coberturas, vedantes, revestimentos de controle de corrosão, revestimentos de pisos e produtos químicos especiais. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com
 
Viapol Ltda.
www.viapol.com.br
 
Foto: Divulgação
Via Pública Comunicação

Site Login