Inovação em madeira na Casa Cor Minas

03/09/2012 - Inovação em madeira na Casa Cor Minas

montana_casa_cor_bh.jpgAmaru Perfilado, desenvolvimento tecnológico da Plantar Empreendimentos em madeira de eucalipto tratada e padronizada, está na “Casa Cor Minas Gerais”
No período de 1º de setembro a 16 de outubro, realiza-se em Belo Horizonte o Casa Cor Minas Gerais 2012. Este ano o evento tem como tema o trinômio Moda, Estilo e Tecnologia. Sob medida para a primeira participação da Plantar neste que é um dos maiores eventos nacionais em arquitetura, design e decoração. Uma passarela, projetada pela própria Casa Cor  e batizada Passarela Amaru, e na área externa um amplo espaço para descanso, o Pergolado Amaru, marcam presença na Casa Cor Minas Gerais 2012. Sua execução resulta da parceria entre as empresas Plantar e a Esmad Tecnologia em Madeiras. O evento será uma oportunidade de encontro dos expositores com os consumidores finais, arquitetos em diversas áreas como projeto de edificações, urbanismo, paisagismo e interiores. Também será um facilitador da aproximação com as construtoras, empresários de áreas afins e profissionais da engenharia civil.

Segundo o arquiteto Rodrigo Queiroz Cabral, que elaborou o projeto Pergolado Amaru juntamente com a arquiteta Elaudia Dan, ambos integrantes da equipe técnica da Plantar Empreendimentos responsável pelo desenvolvimento do Sistema Construtivo com Amaru Perfilado e Acabamento em Osmocolor, a participação neste evento marca um novo e importante momento da empresa. “É a inédita apresentação ao mercado da construção civil brasileiro do inovador Sistema Construtivo Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor (stain para proteção e acabamento de madeira produzido pela Montana Química). Os principais diferenciais nesta passarela estão na beleza, na possibilidade de pré-fabricação e nas características ecológicas do material. Além das suas qualidades estruturais, o Amaru  proporciona praticidade na execução de encaixes, com excelente acabamento e total compatibilidade com outros materiais construtivos.”

Os projetos – informa Cabral – preveem a utilização de dois tipos de Osmocolor nos espaços executados com  Amaru. “O Castanho UV Deck para os pisos da passarela e do pergolado e, o Incolor UV Glass para as demais peças do pergolado. O Osmocolor Stain Castanho UV Deck, como o próprio nome sugere, é o mais indicado para pisos com características de deck. Por possuir triplo filtro solar, oferece proteção à madeira exposta ao sol intenso. Para a estrutura do Pergolado Amaru, optamos pela inovadora possibilidade de acabamento a ausência total de pigmentação do Osmocolor Stain Incolor UV Glass. O duplo filtro solar utilizado neste produto não tonaliza a madeira e ainda permite a sua exposição direta ao ambiente externo”, ressalta.

Pesquisa e desenvolvimento – Para chegar ao novo produto, a Plantar fez muito planejamento e investiu durante décadas em pesquisas para melhoramento genético de eucaliptos. “Assim foi possível desenvolver a matriz - batizada ‘Amaru’ - com as características pretendidas para uso estrutural com durabilidade, eficiência mecânica e uniformidade. Em 2010, quando a excelência do Amaru já estava comprovada, mais conhecimento técnico foi direcionado para o produto na forma perfilada, dando origem ao inovador Sistema Construtivo que a Plantar vem promovendo desde então, resultando em respostas muito positivas do mercado. Com muita satisfação a Plantar compartilha  na Casa Cor Minas Gerais 2012 um exemplar das mais diversas possibilidades de aplicação do Sistema Construtivo Amaru Perfilado.”

A Plantar Empreendimentos é, na avaliação de Cabral, uma empresa que conquistou reconhecimento do mercado pela gestão sustentável de seus negócios. ”Levamos para a Casa Cor Minas Gerais nosso mais importante produto florestal, o Amaru Perfilado. Esta madeira, originada das florestas cultivadas pela Plantar no interior de Minas, tem tudo a ver com a sustentabilidade na construção civil, pois possui certificação FSC (Forest Stewardship Council) de plantio bem manejado. Além disso, é um material construtivo que tende a conquistar cada vez mais espaço por ser de fonte totalmente renovável, demandar pouca energia.”

Serviço – A Casa Cor Minas Gerais 2012, em sua 18ª edição, realiza-se entre 1º de setembro e 16 de outubro, com Special Sale nos dois últimos dias do evento. O local é o Boulevard Shopping, à avenida dos Andradas, 3.000, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Horários: quartas às sextas-feiras, das 16h às 22h; sábados e feriados, das 13h às 22h; domingos, das 13h às 20h. Para mais informações, acesse: http://www.casacor.com.br/minasgerais/ e http://www.plantar.com.br/portal/page/portal/plantar

Foto: Divulgação

Marketing & Comunicação

Montana Química S.A. 

Site Login