Produtos em madeira de demolição recebem tratamento especial

27/07/2012 - Produtos em madeira de demolição recebem tratamento especial
 
madeira.jpgMadeira de Demolição.com, líder do setor, foca a qualidade do tratamento da matéria prima como diferencial
 
Pensando em sustentabilidade, qualidade e sofisticação, a Madeira de Demolição.com traz uma série de lançamentos à 5ª edição da ForMóbile, tendo como diferencial o tratamento da madeira. Isso porque a madeira de reuso, retirada de construções antigas, postes e trilhos de trem requer cuidados especiais para se tornar um acessório de decoração. São cruzetas, dormentes e madeira de casas antigas, que renascem após o processo delicado implementado pela empresa, uma das líderes de mercado hoje no Brasil.
A Madeira de Demolição.com tem uma preocupação com a qualidade. A madeira é reciclada de antigos casarões, restaurada e utilizada em novos móveis, do estilo rústico ao contemporâneo. Vem com toda uma consciência ecológica de reutilização com nobreza de um material muitas vezes extinto. É importante lembrar que a peroba rosa, uma das principais madeiras de demolição, é uma espécie em extinção.
“Temos um processo de treinamento dos nossos profissionais para a preparação da madeira; desenvolvemos algumas técnicas específicas e um sistema de qualidade que geram uma tranquilidade aos nossos clientes. Recebemos a madeira bruta e fazemos um tratamento estético nela e é neste aspecto que nos diferenciamos neste mercado”, explica Vinícius Zanutto, diretor da empresa.
Vinícius explica que grande parte da madeira vem do sul do País, de uma antiga região cafeeira, onde famílias viviam em casas e também tinham tulhas de madeira, onde armazenavam o café. “Tem também casas grandes, que não são mais utilizadas. Estas propriedades acabam sendo demolidas e reutilizamos a madeira. Algumas peças chegam a ter mais de 100 anos”, conta. “Hoje, mesmo nas grandes cidades, as casas de madeira são substituídas por de alvenaria. Há um tempo atrás, não se valorizava a madeira; agora, o produto tem um alto valor agregado”.
A fabricação dos móveis em madeira de demolição é diferente do modelo usado nos móveis mais modernos. O maquinário é mais pesado, mais bruto. “Costumamos dizer que um marceneiro antigo consegue fazer um móvel novo, mas um marceneiro novo geralmente não consegue fazer um móvel de demolição, pois está mais acostumado com as máquinas e com os sistemas de produção mais modernos”, esclarece Vinícius.
A produção moveleira é uma arte que exige técnica, sensibilidade e delicadeza. O processo começa pela escolha certa da matéria-prima, uma madeira nobre, envelhecida pela ação do tempo, que confere resistência e durabilidade sem igual. “A madeira passa então por um rigoroso processo de limpeza e benefício, onde a superfície ranhurada é evidenciada com escovação e suas outras faces preparadas e aparelhadas em medidas padrão para novas aplicações. Então, ela é habilidosamente cortada e começa a ganhar a forma do futuro móvel, painel, ou piso; ela passa pela plaina e pela lixa e é moldada vagarosamente”, conta.
Zanutto esclarece que, após tomar forma, as peças vão para o acabamento, uma das etapas mais importantes. Aí, a peça é geralmente encerada e recebe um polimento, que confere o aspecto aveludado à peça.
Além do cuidado com a qualidade do produto, o processo de produção destas peças é ecologicamente correto, pois quase não se perde nada no processo. As aparas e até o pó da madeira são reaproveitados. “O pozinho, por exemplo, é misturado a uma cola especial, para fazer a massa que tapa os buracos de prego da madeira bruta”, afirma Zanutto. “Depois de lixada, fica imperceptível”, acrescenta.
A forma como o artesão trata suas criações é com muito carinho, como uma verdadeira obra única. “A madeira de demolição tem identidade, quantas histórias não presenciou? Nela vem toda uma vida, traços e marcas de tempo, restos de tinta e todo o natural de uma bela madeira. É um produto especial, que confere aos ambientes um ar diferente, ao mesmo tempo de certeza e de beleza”, finaliza.Sobre a Madeira de Demolição. com
A Madeira de Demolição. Com faz parte do tradicional Grupo São Gabriel, que atua há mais de 30 anos no ramo madeireiro paulistano. A Madeira de Demolição. Com surgiu em 2009, impulsionada pela demanda por produtos ecologicamente corretos, e atende arquitetos, decoradores, designers, marcenarias e consumidor final, oferecendo móveis, painéis, pisos e revestimentos, portas, tampos, escadas, pergolados, dormentes, cruzetas e outros itens em madeira de demolição, além da própria matéria-prima em estado bruto. O principal diferencial da empresa é o desenvolvimento de técnicas especiais para o tratamento da madeira de demolição, com cuidado para cada tipo de produto.
A empresa oferece perfis em peroba rosa e canela e mantém a maior parte de seu estoque em São Paulo, capital. A empresa conta com um showroom em Moema, além de seu depósito/madeireira na Vila Carrão. Para saber mais, visite o site www.madeiradedemolicao.com
 
Foto: Divulgação
Organix Comunicação Integrada

Site Login