Parede de concreto: O caminho dos insumos

Astra1Astra2Parede de concreto: O caminho dos insumos

Por Cleverson Aislan Callera*

A Astra, como uma indústria que fornece material para a construção civil, tem em seu DNA uma forte tendência na busca incessante por novos desenvolvimentos.

Essa postura não foi diferente com a chegada do processo construtivo Parede de Concreto. Este processo, antes de sua chegada ao Brasil, já fazia parte de um sistema familiarizado em outros países. Especialistas da Astra tiveram a oportunidade de visitar várias feiras internacionais, inclusive a maior feira de concreto ─ a WOC ─ dos Estados Unidos, e lá observaram essa tecnologia sendo desenvolvida e em constante crescimento.

Outro país que acompanhamos de perto foi a Colômbia. Lá vimos o processo construtivo imperando pela nação. Com esse conhecimento, iniciou-se o desenvolvimento de alguns acessórios para subsistemas construtivos como: Instalações hidráulicas, elétricas, vedações e acabamentos. Esses acessórios são responsáveis pelo aceleramento do sistema a partir do processo construtivo.

Vale ressaltar que a Astra possui um departamento de engenharia de desenvolvimento que trabalha com uma única finalidade: buscar novas soluções, apesar de contar com uma extensa linha de produtos para o sistema Parede de Concreto, mas continua investimento no desenvolvimento de mais produtos.

Os produtos que dispomos com mais foco para esse método construtivo são: kits hidráulicos industrializados, kits elétricos industrializados, esquadrias de alumínio e painel para shafts, carenagens, sancas, além de mais produtos para acabamento.

Para atender esse segmento especificamente, dispomos de uma equipe multiespecializada, já que estamos nos referindo a projetos únicos, que demandam soluções exclusivas.

No caso dos kits hidráulicos industrializados e kits elétricos industrializados, recebemos dos nossos clientes (construtoras e instaladoras) projetos convencionais, que eram executados de forma que os produtos entravam na obra peça a peça. Cada item ia para um almoxarifado, sendo na sequência requisitado diariamente, subindo para cada unidade. De forma artesanal, ou seja, dependendo muito da habilidade e mão de obra de quem as executava, eram montadas e instaladas. A partir desses projetos convencionais, começamos a estudar e transformar os itens em kits, que podem ofertar para o cliente os sistemas (hidráulico e/ou elétrico) montados, testados e com garantia de fábrica, reduzindo o risco de erro e tempo de montagem imensamente.

Na sequência do recebimento dos projetos, executamos uma reengenharia em que aplicamos todas as soluções de itens para que aquele sistema se torne o mais industrializado possível, podendo assim ser minimamente dependente de processos artesanais para montagem nas obras.

Apresentamos também um orçamento detalhado com desenhos para entendimento do processo e, a partir dessa etapa, se houver uma aceitação e adoção do sistema, vem a parte principal e mais importante que chamamos de validação.

A validação tem por objetivo tirar todas as dúvidas in loco. Uma equipe se desloca até a obra para fazer a montagem de uma unidade modelo, sanando as dúvidas que o papel (projeto) poderia trazer. Essa validação também serve para treinamento da equipe que irá seguir com a instalação dos kits, quando estes chegarem na obra já industrializados. Após finalizar essa montagem e treinamento, a equipe da construtora/instaladora que acompanhou essa instalação assina um as built, que deverá conter todas as dimensões e medidas efetivamente montadas in loco. Esse as built volta para a fábrica, faz-se uma revisão de orçamento (temos em nosso histórico que a diferença orçada inicialmente e validada nunca ultrapassa 3%), apresentando essa revisão para o cliente e aprovando o sistema para entrar em linha de produção.

A programação de entrega pode ser feita a partir de 15 dias da validação. Todos os kits são testados. Nos de hidráulica, realiza-se um teste de pressão para verificar toda a estanqueidade do sistema montado, enquanto nos de elétrica faz-se um teste de continuidade de corrente e curto circuito.

No caso de esquadrias de alumínio, o contato inicial com o cliente tem como objetivo a captação das informações da obra, como número de pavimentos, dimensões de vãos, classe de ruído necessário, espessura de parede, cronograma e localidade da obra. A Astra consegue personalizar as esquadrias de acordo com a necessidade do cliente, por isso é de suma importância saber o que o mesmo precisa para o sistema se adequar cada vez melhor à obra. As esquadrias de alumínio precisam atender à norma de produto ABNT NBR 10821, que contempla o desempenho do produto referente à estanqueidade, resistência a esforços de ventos, uso e manuseio dos usuários, e a norma de desempenho ABNT NBR 15575, que contempla desempenho acústico e vida útil de projeto (VUP). Para atender a todos os pontos técnicos do produto, é importante que nossa equipe comercial capte com a equipe de obra as informações básicas necessárias para o desenvolvimento das esquadrias, já que para cada caso é desenvolvida uma esquadria específica.

Dentro do sistema de esquadrias de alumínio, é possível personalizar método de instalação (contramarco, chumbamento e parafusamento), pintura ou anodização, cor, tipo de vidro, perfis de reforço, desempenhos de acústica e tipo de embalagem. Para o método construtivo Parede de Concreto, a principal vantagem para a instalação é o sistema de parafusamento; este formato garante, assim como o sistema construtivo, a agilidade e praticidade de instalação, pois a esquadria é fornecida sob medida com uma folga de 3 a 5mm. Importante ressaltar que todo o trabalho da Astra com a obra é desenvolvido em cima de um cronograma. Caso seja necessário, entregaremos somente o material indispensável para a instalação, abrindo mão da necessidade de estoque de material na obra.

Além de todo este trabalho de engenharia da ASTRA, oferecemos o suporte técnico para a equipe de obra. Isso inclui o treinamento da mão de obra para instalação e boas práticas com as esquadrias de alumínio, bem como revisão e serviço, garantindo que a esquadria chegue em perfeito estado ao usuário final.

Nos casos de acabamentos como painéis para shafts visitáveis, carenagens e sancas de acabamento ─ todos esses produtos fabricados em resinas plásticas ─, temos em nossa linha uma grande gama de opções, mais de 1.000 opções de acabamento com esses 3 produtos. Além de uma grande facilidade para o desenvolvimento de novos modelos para atender à demanda necessária.

Nessa cadeia da parede de concreto, mais focada no mercado MCMV, soluções assim são muito utilizadas, pois muitas vezes as formas metálicas pré-determinadas dificultam os resultados que essas peças plásticas podem atender, trazendo soluções técnicas muito interessantes.

São peças que podem formar soluções técnicas como os kits industrializados hidráulicos, ou até mesmo sozinhas, dando um acabamento perfeito para essa obras.

* Cleverson Aislan Callera é Engenheiro Civil pela Universidade São Francisco com MBA em Gestão de Novos Negócios pela Fundação Vanzolini. Atua no mercado da construção civil há 20 anos, com amplo envolvimento com novas tecnologias. Ocupa o cargo de coordenador Nacional de Vendas Técnicas na Astra.
Fotos: divulgação

Site Login