Passarela metálica compõe a paisagem do Parque Barigui e soluciona problema da região

20/07/2012 - Passarela metálica compõe a paisagem do Parque Barigui e soluciona problema da região

barigui4025passarela.jpgQuem chega a Curitiba pela BR-277 se depara com o novo portal da cidade: uma passarela metálica de 40 metros de extensão, concebida pelo arquiteto Waldeny Fiuza, da Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados. A passarela foi construída para fazer a ligação entre o Parque Barigui e o bairro Mossunguê.
Segundo o arquiteto, a região se desenvolveu bastante nos últimos anos, com a chegada de empreendimentos como o Park Shopping Barigui e o Ecoestádio Janguito Malucelli. Além disso, nos finais de semana, quando o número de usuários do parque é muito maior, é comum que a travessia seja feita em locais de grande perigo. “A passarela vem para resolver esse problema e diminuir o número de acidentes na região”, informa Fiuza.
O projeto da passarela também levou em consideração a paisagem do Parque Barigui, cartão-postal da cidade. “Tivemos a ideia de criar uma passarela integrada com paisagismo, utilizando aço estrutural, que é totalmente reciclável e plantas”, comenta o arquiteto. O paisagismo acompanha o percurso do pedestre durante a travessia: árvores nativas da região e vegetações com flores foram incorporados, sugerindo uma extensão do parque".
Outro ponto importante são os painéis de LED medindo 7,0 x 2,5 metros, criados para que uma empresa privada pudesse explorar os espaços comercialmente. Desta forma, a concessionária CCR RodoNorte e o DER puderam realizar a obra sem que ela tivesse impacto no contrato de concessão.
“Sustentabilidade, segurança e viabilidade foram ponto-chaves e determinantes para a realização do projeto, sem deixar de lado a intenção plástica”, finaliza Fiuza.

Foto: Divulgação
Intervalo Comunicação

Site Login