Tecnologias Dow aceleram a instalação da fachada do Centro de Imprensa Televisiva do Rio 2016

26/07/2016 - Tecnologias Dow aceleram a instalação da fachada do Centro de Imprensa Televisiva do Rio 2016
 
dow_1indice.jpgCompanhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos fornece matérias primas para painéis da fachada do International Broadcast Centre e contribui para a rapidez de instalação, design arrojado e legado para a cidade
Maior construção olímpica do Brasil utilizando a tecnologia EIFS (External Insulation Finishing System), o International Broadcasting Centre (IBC), localizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, teve sua fachada concluída em apenas 30 dias graças a esse inovador sistema de isolamento. Versáteis, mais leves e duráveis, painéis EIFS reduzem em até 70% o tempo de instalação, em comparação com sistemas convencionais de fachadas.
A Dow, Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos, em parceria estratégica com a STO, empresa pioneira e líder do mercado mundial de sistemas de isolamento para fachadas, introduziram a tecnologia EIFS no Brasil e na América Latina. Além da versatilidade na instalação e eficiência em isolamento térmico e acústico, os painéis EIFS são amplamente utilizados no exterior por oferecerem diversas possibilidades para o acabamento de fachadas.
O IBC será o epicentro da imprensa televisiva mundial credenciada para a cobertura dos Jogos Rio 2016. O complexo do IBC é composto por dois prédios: o principal, que abriga 12 estúdios de TV e ocupa uma área de 68 mil metros quadrados, e os escritórios, que serão a sede do Olympic Broadcasting Services (OBS), o serviço oficial de transmissão de vídeos dos Jogos Olímpicos, com área de aproximadamente de 11 mil m2. O IBC deve receber cerca de 10 mil prosissionais diariamente durante os Jogos Olímpicos.
“A busca por soluções mais sustentáveis, versáteis, duradoras e eficazes tem mudado a forma como isolamentos externos são projetados. Muito utilizada na Europa e Estados Unidos, a tecnologia de revestimento EIFS é a solução de isolamento perfeita para todos os tipos de edifícios – sejam eles novos ou velhos. No caso do IBC foram instalados 3.500m² de EIFS, contendo PRIMAL™ EI-2000, emulsão de polímero acrílico da Dow”, comenta Daniel Arruda, gerente comercial para a área de construção da Dow na América Latina.
 
Características inovadoras
O sistema EIFS é composto de painéis pré-fabricados estruturados de armação de aço, em que o isolamento é flexível e está localizado na face exterior dos painéis, aumentando sua eficiência térmica e energética. Entre a placa de isolamento e o acabamento final há camadas de uma argamassa especial e telas. As telas são uma solução de reforço ideal para evitar rachaduras durante a aplicação, expansão ou encolhimento durante a vida do revestimento, devido à variação de temperaturas externas, encolhimento da argamassa e os movimentos dos painéis isolantes.
O sistema traz como benefícios a redução de até 40% do consumo de energia, devido ao isolamento térmico (aquecimento ou arrefecimento), é de fácil aplicação – dependendo do tamanho da obra, é possível ter o sistema aplicado em até 30 dias -, utiliza 90% menos água do que o sistema tradicional de construção (gesso ou argamassa), oferece acabamento de alta qualidade e maior durabilidade, pois não necessita de reforma por um período de pelo menos 10 anos. Essa tecnologia de painéis ainda permite marcar até 19 pontos na certificação LEED - sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.
Os benefícios dessa tecnologia incluem também flexibilidade, ausência de fissuras ou trincas, resistência a danos por álcalis, mesmo que a umidade/teor de cimento no reboco seja alta, boa adequação para sistemas de emboço, estabilidade dimensional, alta resistência à tração em ambos os sentidos e permeabilidade ao vapor de água, atendendo à norma ASTM C1397 (norma americana para sistemas técnicos), além de ser a única textura 100% acrílica no mercado brasileiro, o que permite ao sistema atender à norma de desempenho NBR 15575.
“Os paineis EIFS estão entre as mais modernas tendências em construção de edificíos e instalações comerciais. A durabilidade e a versatilidade desta solução se encaixam perfeitamente às necessidades do IBC, que fará parte do legado dos Jogos Rio 2016 à cidade como um importante espaço comercial e de eventos”, conclui Vanessa Grossi, Gerente de Marketing Estratégico do negócio de Construction Chemical da Dow para a América Latina.
 
Sobre a Dow - A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia produz inovações que extraem valor das ciências químicas, físicas e biológicas, ajudando a desenvolver soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração e conservação de energia limpa e o aumento da produção agrícola. O portfólio líder e integrado da Dow nas áreas de Especialidades Químicas, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para aproximadamente 180 países e em setores de grande crescimento, como embalagens, eletrônicos, água, revestimentos e agricultura. Em 2015, a Dow teve vendas anuais de mais de US$ 49 bilhões e empregou aproximadamente 49.500 funcionários em todo o mundo. Os mais de 6.000 produtos da Companhia são produzidos em 179 unidades fabris em 35 países ao redor do mundo. Em 1º de junho de 2016, a Dow adquiriu 100% do negócio de silicones da Dow Corning Corporation, empresa global com vendas de mais de US$ 4,5 bilhões em 2015, 25 unidades fabris em 9 países e cerca de 10.000 funcionários em todo o mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma.
 
Porter Novelli International

Site Login