Qual a diferença entre Isolamento Acústico x Absorção Sonora?

24/06/2016 - Qual a diferença entre Isolamento Acústico x Absorção Sonora?
 
nexacustic.jpgO conforto acústico traz vários benefícios ao ser humano. Proporciona melhores condições de comunicação, concentração, raciocínio, aprendizado, níveis adequados para o sono, portanto melhora a produtividade e a qualidade de vida. O que muitas pessoas não sabem é que o tratamento acústico é realizado em duas etapas: 1) isolamento acústico e 2) condicionamento acústico através de absorção sonora e difusores. Mas qual a diferença entre eles?
 
Painéis Nexacustic
É bem simples. O isolamento acústico tem o objetivo de “barrar”a entrada e saída de ruídos dos ambientes, evitando por exemplo, que o barulho do trânsito interfira em auditórios ou teatros ou que a música de uma casa de shows incomode a vizinhança. O isolamento acústico é geralmente realizado com materiais pesados e compactos, capazes de barrar a energia sonora, como paredes de alvenaria, concreto, chapas metálicas, vidros laminados ou então o uso de sistemas de paredes duplas, que seguem o conceito massa + mola + massa.
Já o condicionamento acústico tem o objetivo de adequar e equalizar a distribuição sonora pelo ambiente em função de sua ocupação e uso. Esta reflexão sonora, que chamamos de reverberação, quando controlada com uso de materiais de absorção sonora, entre outros, proporciona redução do nível de ruído interno, inteligibilidade, clareza e audibilidade. A absorção sonora depende, geralmente, de materiais porosos, fibrosos ou perfurados, que dissipam o som através do atrito com esta estrutura celular. Exemplos: espumas acústicas incombustíveis SONEX, forros minerais OWA, painéis de madeira perfurados Nexacustic (foto).
Para exemplificar, imagine um bar onde as pessoas costumam bater um papo com amigos após um dia agitado. Os barulhos oriundos de copos e talheres, conversas paralelas e a música alta, refletindo continuamente pelo ambiente, elevam o nível de ruído de fundo e, consequentemente, fazem com que as pessoas aumentem o volume da voz para serem compreendidas, dificultando a conversação. Para evitar a interferência entre a conversação de diferentes mesas, utilizamos forros e revestimentos acústicos que absorvem os sons reduzindo o ruído de fundo e possibilitando a comunicação, mesmo com vários grupos no mesmo local.
A OWA Sonex é especializada em forros e revestimentos acústicos, oferecendo soluções eficazes de condicionamento acústico e redução do ruído em praticamente todos os ambientes - desde escritórios, salas de aula, teatros, auditórios, restaurantes, hotéis, estúdios de gravação, ginásios, entre outros. Além disso, a variedade de formatos geométricos, cores e composições garantem um design moderno em qualquer projeto arquitetônico.
Para saber mais sobre os produtos OWA, acesse o site www.owa.com.br
 
Sobre a OWA Sonex – Acústica, inovação e sustentabilidade são as bases de uma empresa referência em forros e revestimentos acústicos, atuante no mercado nacional desde 1988. A OWA Sonex fabrica, importa e distribui placas e revestimentos acústicos Sonex illtec; forros em fibra mineral OWA e forros e revestimentos acústicos de madeira Nexacustic. Seus produtos podem ser aplicados em diversos ambientes como: escritórios, estúdios de gravação, teatros, auditórios, instalações hospitalares, salas de aula, ginásios poliesportivos e piscinas, entre outros.
 
Foto: divulgação
LN Comunicação
Nexacustic.jpg

Site Login