Módulos industrializados transportáveis da Kronan evidenciam inteligência construtiva sustentável

09/05/2016 - Módulos industrializados transportáveis da Kronan evidenciam inteligência construtiva sustentável
 
casa_acqua2016.jpgO protótipo de residência modular chegou ao canteiro e está na Casa Aqua da mostra Casa Cor 2016
Os visitantes da Casa Aqua – um espaço conceitual criado pela Inovatech Engenharia, com projeto arquitetônico de Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto – que está em exposição na Casa Cor São Paulo, podem conferir, na prática e de forma interativa, o sistema construtivo de placas de concreto armado da Kronan. Com mínimo impacto na construção, o sistema reúne, com inteligência, a velocidade da solução, com qualidade e longa vida útil. Graças à flexibilidade dos elementos, a edificação combina uma aptidão natural para compor com unidades de captação de água da chuva ou de energia solar.
O corpo de concreto, sombreado por uma fachada ventilada, contribui para a estabilidade térmica e o conforto acústico dos ambientes. Segundo o gerente técnico da Kronan, Martin Paul Schwark, a Casa Aqua foi produzida em uma semana na fábrica e fechada em dois dias, no canteiro da Casa Cor.
Os módulos, chegaram ao canteiro em quatro caminhões e foram içados por guindaste. A cozinha e o banheiro, produzidos em módulos pela empresa Tecnobagno, foram conectados ao módulo principal já com as conexões elétricas e hidráulicas instaladas. Na cobertura, a laje foi impermeabilizada e coroada por uma placa metálica de sombreamento. O vão interno dos 50 m2 de área construída com concreto estrutural leve ficaram livres mas, em casos de edificações com paredes internas, o gesso acartonado ou outros sistemas de alvenaria poderiam ser usados para dividir os ambientes. A residência está apoiada em uma fundação industrializada. O sistema da Kronan permite trabalhar com amplas aberturas e grandes vãos livres, de até 20 metros.
A partir da unidade de produção em Itapecerica da Serra, a Kronan fornece elementos construtivos num raio de 300 quilômetros a incorporadores que queiram construir com menos mão de obra, mais qualidade e prazo reduzido – no caso da Casa Aqua a montagem foi executada com quatro operários – prazo menor e baixo custo com manutenção futura. “Essa antecipação do lucro pode gerar um retorno maior sobre o investimento”, adianta Schwark.
Os equipamentos foram compradas pela Kronan na Finlândia, da empresa Elematic, e a tecnologia foi desenvolvida no Brasil. A produção teve início em 2014. O sistema permite a construção de prédios de até 40 andares e a Kronan já entregou um 28 casas em , 2015.
Para conhecer: pertencente ao grupo Abril, a Casa Cor, reconhecida como a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, reúne ambientes criados por profissionais, e será aberta ao público a partir do dia 17 de maio até o dia 16 e julho, de terça a quinta das 12 às 21 horas; sexta, sábado e feridos, das 12 às 21:30 horas e aos domingos das 12 às 20 horas. Neste ano, a Casa Cor São Paulo chega à trigésima edição no Jockey-Club de São Paulo.
Saiba mais em www.kronan.com.br
 
Foto: divulgação
Ateliê de Textos

Site Login