Você sabia que fazer o projeto certo é mais importante do que fazer o projeto de forma correta?

18/01/2016 - Você sabia que fazer o projeto certo é mais importante do que fazer o projeto de forma correta?

projeto_certo.jpgO Professor e consultor Alvaro Camargo é um expectador privilegiado no cenário brasileiro de grandes projetos. Como Professor do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV, Camargo possui acesso direto à uma grande quantidade de profissionais que estão envolvidos com o desenvolvimento dos mais variados projetos nos mais diferentes segmentos da economia.

Camargo nota que existe uma grande preocupação das empresas em cumprir prazos e orçamentos quando do desenvolvimento de projetos. Mas o Professor alerta para o fato de que fazer projetos da maneira correta é apenas parte do problema. Existe algo mais importante do que fazer os projetos no prazo certo, dentro do orçamento previsto e com a qualidade desejada: fazer o projeto correto.

“O que se observa é que nem todo projeto que é desenvolvido pelas empresas possuem boa ancoragem em modelo de negócio robusto que torne sustentável a operação do projeto após seu término”, afirma Camargo. “Evitar fazer projetos cujos fundamentos de negócio não se sustentam é a melhor forma de evitar desperdício de tempo e capital. Não é à toa que venho recebendo uma demanda maior por cursos de capacitação que incluam não apenas as técnicas de gerenciamento do projeto em si. O mercado demanda também a capacitação de profissionais no entendimento de modelos de negócio e das bases estratégicas sobre as quais um projeto será desenvolvido”, completa o Professor.

“Um exemplo atual é o aeroporto de Ciudad Real na Espanha. Embora o projeto tenha sido planejado e gerenciado de forma a entregar um aeroporto moderno, o fato é que não havia demanda de passageiros e cargas para sustentar o aeroporto. O aeroporto ficou às moscas durante alguns anos até que foi vendido em 2015 por apenas 10 mil euros para o grupo chinês Tzaneen International. Detalhe: o projeto custou 450 milhões de Euros. Um prejuízo enorme. A preocupação foi fazer um aeroporto. Não houve a preocupação de fazer do aeroporto um negócio rentável, com um modelo de negócio que permitisse sua sustentabilidade econômica e financeira”.

Por isso, observa o Professor Alvaro Camargo, os conhecimentos sobre estratégia e modelo de negócios serão cada vez mais importantes para os profissionais que desenvolvem projetos.

Sobre Álvaro Camargo - Profissional com 36 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos, com atuações nos Estados Unidos, Japão, Angola, Argentina e Colômbia. Docente de cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, Brazilian Business School e em cursos de extensão na Unicamp e na Universidade Federal de São Carlos. É Mestre em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco de pesquisa em capacidades dinâmicas das organizações. É MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração da USP e graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista. É certificado como PMP – Project Management Professional pelo Project Management Institute. Atuou em projetos de grande porte nas áreas de energia, indústria e petroquímica. Atualmente tem três livros publicados na área de projetos. Álvaro Camargo pode ser contatado através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo seu blog em www.alvarocamargo.com.br/blog.

Gelse Montesso

Site Login