RCO aproveita câmbio favorável para ampliar presença na Bolívia

13/01/2016 - RCO aproveita câmbio favorável para ampliar presença na Bolívia

rco_dosador_cdr.jpgEmpresa amplia vendas para a construtora boliviana Comercio Y Construcciones HJVA, que já tinha comprado uma central dosadora CDR 30 RS e, agora, adquiriu o Sistema de Descarregamento de Big Bag, com balança, da marca brasileira
Localizada em Puerto Quijaro, no Departamento de Santa Cruz, a construtora HJVA acaba de complementar a compra da central dosadora CDR-30 RS, feita no meio do ano. Agora, a empresa, adquiriu um Sistema de Descarregamento de Big Bag com balança para ser adicionado ao equipamento vendido anteriormente. “O relacionamento começou com uma consulta pela internet e avançou para uma parceria maior”, explica Henry Arza, diretor da Comercio Y Constucciones HJVA.
De acordo com Arza, depois de utilizar a CDR-30 RS, a compra do Sistema de Descarregamento de Big Bag com balança foi facilitada. “Escolhemos a RCO novamente por conta da relação custo e benefício”, explica. “Além disso, percebemos que a tecnologia aplicada da fabricante é ótima, o que reflete na montagem, operação e manutenção”, completa. O executivo salienta que novos negócios devem ser fechados entre a construtora boliviana e a RCO nos próximos anos.
Segundo Carlos Donizetti Oliveira, a negociação confirma o investimento que a empresa brasileira está fazendo na ampliação da marca para os países vizinhos. O passo mais destacado até agora é a participação recente – em outubro – da Conexpo Latin America, no Chile. “O câmbio atual, combinado com nossa tecnologia inovadora, torna o portfólio da RCO interessante para clientes da América Latina”, detalha. O executivo lembra, no entanto, que as exportações envolvem uma atenção especial em relação às questões legais e fiscais, principalmente as especificações alfandegárias de cada país.
Arza também destaca o câmbio atual do Real como um facilitador de importações de produtos fabricados no Brasil. “A HJVA continua crescendo e expandindo com incentivo do governo e do estado, em especial nos últimos quatro meses, favorecida pelo câmbio monetário”, diz. “Nossa empresa importou vários equipamentos e máquinas do Brasil”, complementa. O executivo destaca que os investimentos feitos em 2015 têm o objetivo de proporcionar um crescimento de 18% à HJVA em 2016. “Nossa intenção é criar unidades em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e expandir nossas instalações no Brasil, nas cidades de Corumbá (MS) e Uberlândia (MG)”, conta.
Natã Sachetto, consultor Técnico da RCO que atende a empresa boliviana, destaca que o Sistema de Descarregamento de Big Bag com balança tem como características principais a maior agilidade no processo de produção de concreto; menor desperdício de cimento, uma vez que o sistema possui balança para pesagem; economia em mão de obra e na compra de cimento em Big Bags ao invés de cimento ensacado.
Já a Central Dosadora CDR-30 RS, também conhecida como "tow-go com rasga-saco", é considerada uma excelente solução com o melhor custo-benefício para a produção de concreto, operando com uma capacidade nominal de 30 m3 por hora e uma produção de 8m3 de concreto por ciclo. “O projeto da central é modular, o que facilita o transporte e a compra, inclusive por clientes de países vizinhos”, explica Sachetto.
Ainda em relação à logística, o consultor Técnico lembra que a RCO mantém um acompanhamento das regras de cada país e que, geralmente, o transporte rodoviário é a forma mais utilizada na América do Sul. “Há situações que o transporte marítimo também pode ocorrer, dependendo do destino e prazo de entrega”, explica. www.rco.ind.br

Foto: divulgação
Canaris Comunicação

Site Login