Sede da ADEMI-DF recebe certificação AQUA-HQE

15/12/2015 - Sede da ADEMI-DF recebe certificação AQUA-HQE
 
nova_sede.jpgA Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF) inaugurou em dezembro a sua nova e moderna sede. Localizado no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), o empreendimento foi edificado com soluções sustentáveis em 733 m² de área construída.
A nova sede pode ser considerada modelo de “construção verde” para o mercado imobiliário. Isso porque contempla soluções para assegurar conforto acústico, ambiental, higrotérmico e visual.
Entre elas, destacam-se o uso de vidros especiais que permitem a entrada de luz natural sem aquecer o ambiente, o sistema de reutilização da água da chuva, a energia fotovoltáica, os passeios externos 100% permeáveis e os projetos especiais de luminotécnica, acústico e termoacústico.
“Construímos um edifício modelo, capaz de incentivar as implantações de construções sustentáveis no mercado da capital federal”, comemora o presidente da ADEMI-DF, Paulo Muniz. “Essas soluções proporcionarão uma significativa redução dos custos operacionais e de manutenção do edifício, além de aumentar a vida útil do empreendimento. É importante frisar que o projeto também se atenta em gerar maior comodidade e segurança aos associados, colaboradores e convidados da ADEMI-DF”, completa.
Com traços desenhados pelos arquitetos Carlos Eduardo Estrela e Luís Porto Rodrigues, o edifício de quatro pavimentos traz placas fotovoltaicas no terraço, capazes de converter a energia da luz do Sol em energia elétrica; um reservatório para captação de água da chuva para irrigação dos jardins; além de espaços reservados para realizar o descarte, de forma ideal, dos resíduos produzidos no empreendimento. Uma ampla sala de reunião localizada no 1º andar do edifício tem capacidade para cerca de 60 pessoas e será destinado às reuniões, cursos e seminários propostos pela Associação.
 
Certificação AQUA-HQE
A entrega da certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), uma das mais importantes certificações ambientais do mundo, marcou o evento de inauguração. Diferente das certificações “verdes” do mercado brasileiro, o AQUA-HQE tem aplicação mais exigente, verificada por meio de auditorias presenciais realizadas pela Fundação Vanzolini e acompanhados pela consultoria da Proactive. A certificação para edificações baseia-se em 14 categorias que recebem  classificação: bom, superior ou excelente. O projeto da sede da ADEMI-DF atendeu aos requisitos da certificação Excelente.
As soluções arquitetônicas e técnicas para atender aos critérios do AQUA-HQE visam obter os melhores resultados ambientais, com economia de recursos naturais. Consideram o programa de necessidades do empreendimento, o contexto local, a estratégia ambiental do empreendedor, a análise econômica global, o usuário e as demais partes interessadas e a regulamentação.
 
Sobre a ADEMI-DF - A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF) é uma entidade civil sem fins lucrativos. Criada em 20 de julho de 1983, tem como principais finalidades representar e defender os legítimos interesses das empresas associadas perante os poderes públicos ou órgãos de direito público e privado. A ADEMI-DF e seus associados representam cerca de 90% do mercado imobiliário de Brasília.
 
Foto: divulgação
Ateliê de Textos Comunicação

Site Login