Transferência de Conhecimento Odebrecht no Porto Maravilha

08/12/2015 - Transferência de Conhecimento Odebrecht no Porto Maravilha
 
novo_joa_aula5.jpgPrograma engloba principais obras de infraestrutura da cidade, onde alunos aprendem, na prática, principais métodos construtivos utilizados nos projetos
Os futuros engenheiros que participam da segunda turma do Programa Transferência de Conhecimento Odebrecht (PTCO), iniciada em agosto deste ano, estão agora no Porto Maravilha, obra de requalificação urbana da Região Portuária do Rio de Janeiro.
Os alunos selecionados das principais universidades do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UERJ e PUC-Rio) participam de aulas teóricas e práticas de “Segurança, Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA)”, com a oportunidade de ver nas frentes de obra as principais características e peculiaridades que envolvem o projeto de 5 milhões de metros quadrados em andamento na região portuária da cidade. O consórcio construtor responsável pelas obras tem liderança da Construtora Norberto Odebrecht.
Os estudantes recebem orientações sobre a importância de SSTMA para projetos de infraestrutura, com explicações sobre segurança nas frentes de serviço, saúde ocupacional e meio ambiente, incluindo Gestão Ambiental e Licenciamento Ambiental. Nas obras do Porto Maravilha, os operários receberam cerca de 1.300.700 horas de treinamento de segurança, meio ambiente e saúde. Além disso, a empresa desenvolveu e/ou adaptou cerca de 6 projetos/programas relacionados a segurança, saúde do trabalho e meio ambiente, como Préver, Multiplicador de Segurança, Fórmula 1, Qualimetria, Programa de Gerenciamento de Resíduos, Programa de Gerenciamento de Efluentes, Programa de Monitoramento de Ruído e Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, entre outros, reforçando o valor desses temas a todos os trabalhadores da obra.
“A segurança é um valor inegociável e nossos integrantes trabalham com foco no respeito à segurança, à saúde e à vida, conforme estabelecido na nossa política de gestão. A oportunidade de poder difundir este paradigma é um privilégio que o Programa Transferência de Conhecimento Odebrecht possibilita e que, certamente, fará com que estes futuros engenheiros sejam cada vez melhores”, afirma Alexandre Chiagevatto, Diretor de Contrato do Consórcio Construtor responsável pelas obras do Porto Maravilha.
Ao longo de 2015, duas turmas de estudantes de engenharia tiveram a oportunidade de passar pelas principais obras da Construtora Norberto Odebrecht na cidade, como Parque Olímpico, Fábrica de Escolas, Transbrasil, Linha 4 do Metrô, Novo Joá, TransOlímpica e Galeão. Com o conteúdo programático divido em módulos, em cada uma das obras os jovens puderam aprender diretrizes nas áreas de Engenharia, Comercial, Administrativo-financeira e SSTMA. Desde o lançamento do projeto, em 2013, cerca de 300 estudantes de Engenharia já participaram do Programa.
“O objetivo do Programa é compartilhar com os universitários nossa experiência prática, desempenhando o papel social de trazer a universidade para dentro do canteiro de obras”, afirma Leandro Azevedo, Diretor Superintendente da Construtora Norberto Odebrecht no Rio de Janeiro.
A carga horária do Programa conta como créditos de Atividade Complementar na grade curricular dos alunos. O processo seletivo começa nas universidades e a fase eliminatória é coordenada por profissionais da área de Pessoas & Organização da Construtora Norberto Odebrecht. “O PTCO é um programa que demonstra de forma clara um dos pilares da nossa cultura que é a crença no Ser Humano e na sua capacidade ilimitada de se desenvolver. São profissionais antenados, curiosos e motivados ao aprendizado que buscamos para a Organização”, finaliza Silvana Sacramento, Gerente de Pessoas da Construtora Norberto Odebrecht.
 
Foto: divulgação - crédito: Elisa Ramos
CDN Comunicação

Site Login