ABCIC anuncia empresa vencedora do Prêmio Obra do Ano

30/11/2015 - ABCIC anuncia empresa vencedora do Prêmio Obra do Ano
 
ufabs_fachada.jpgA Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto realizou (26.11) solenidade de entrega do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2015, que comemora cinco anos de trajetória bem-sucedida. O vencedor do Prêmio foi a Universidade Federal do ABC, localizada na cidade de Santo André (SP).
Constituído de diversos blocos, o escritório Aluizio A. M. d’Avila & Associados, responsável pelo projeto estrutural, inscreveu para participar da premiação os projetos dos blocos A e B. O primeiro possui uma área de 54 mil m² aproximadamente e é constituído de quatro pavimentos comuns e três torres: A1, A2 e A3, com sete, cinco e seis pavimentos, respectivamente, acima dos pavimentos comuns. O bloco B é formado por uma torre única, com área de 13.400 m², divida em treze pavimentos.
Para a construção dos blocos A e B da UFABC, foram empregados 16.800 m³ de concreto pré-fabricado, distribuídos em vigas e lajes armadas e protendidas compondo a arquitetura, peitoris, rampas, lajes e escadas pré-fabricas, pilares moldados “in-loco”, e painéis de fechamento pré-fabricados já com acabamento. A obra foi executada pela Construtora Augusto Velloso e contou com o projeto arquitetônico de Cláudio Libeskind, e projeto estrutural de Luís Miguel Casella Barrese, com o apoio de José Luis Varela, do projetista Paulo Cezar Cavalcanti, além do envolvimento e apoio do engenheiro Aluizio d’Avila. A CPI Engenharia foi a empresa responsável pelo fornecimento das estruturas pré-fabricadas da obra. Os painéis de fechamento foram fornecidos pela Stamp.
Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, o Prêmio recebeu inscrições de obras de todos os segmentos - CDL’s, shopping center, infraestrutura, deck parking, habitacional e indústria –, além de áreas em que o setor de pré-fabricado de concreto está começando a atuar, como na infraestrutura energética e mineração. “Isso ressalta que a solução de engenharia vem avançando em outros nichos de mercado, diversificando, ainda mais, sua atuação”.
A Comissão Julgadora optou por destacar duas obras com grande relevância e importância que utilizaram o sistema pré-fabricado para receber o Prêmio Destaque do Júri: a Torre Eólica de Tubarão, em Santa Catarina, na categoria Sustentabilidade, construída pela WEG Energia e com fornecimento das estruturas pré-fabricadas de concreto pela Cassol Pré-Fabricados e os Espessadores de Rejeitos, em Itabira, interior de Minas Gerais, na categoria Inovação, construídos pela Barbosa de Mello e estrutura de pré-fabricados fornecida pela Precon Engenharia.
A Comissão Julgadora ainda conferiu menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto: Fábrica de Escolas do Amanhã – Lote 1, no Rio de Janeiro, com projeto arquitetônico de João Pedro Backheuser, projeto estrutural de autoria de João Luis Casagrande e estruturas pré-fabricadas fornecidas pela INCOPRE e CPI Engenharia; e o Super Muffato, de São José do Rio Preto (SP), com projeto estrutural de Ériton Nunes da Costa, projeto arquitetônico de Ricardo e Leonardo Bragaglia e estrutura de pré-fabricado de concreto fornecida pela Marna Pré-Fabricados.
O Prêmio Obra do Ano prestigia as empresas pré-fabricadoras e confere destaque aos arquitetos e engenheiros projetistas que usam o sistema construtivo em seus projetos. Criado em 2011, no ano de comemoração de 10 anos de atividades da Abcic, o Prêmio conta com o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, Ibracon – Instituto Brasileiro do Concreto e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.
 
Sobre a Abcic - A Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto foi fundada em 2001, com o objetivo de difundir e qualificar os pré-moldados de concreto destinados às estruturas, fachadas e fundações. Com mais de 100 associados, promove ações e iniciativas inéditas para desenvolvimento do setor, como por exemplo, o Selo de Excelência ABCIC, programa que atesta a conformidade aos padrões de tecnologia, qualidade, segurança, meio ambiente e desempenho das empresas do setor, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado, que prestigia empresas e profissionais do setor, o Anuário ABCIC, que traz informações mercadológicas, técnicas e políticas da industrialização na construção, e a Revista Industrializar em Concreto. Possui uma integração com prestigiadas entidades nacionais e internacionais, como é o caso da fib - Fédération Internationale du Béton, além de realizar cursos de capacitação profissional e de participar de importantes eventos no Brasil e no exterior. Site oficial: http://www.abcic.org.br/
 
 
Foto: divulgação UFABC
Mecânica de Comunicação

Site Login