BASF apresenta inovações que promovem sustentabilidade e produtividade na construção

10/11/2015 - BASF apresenta inovações que promovem sustentabilidade e produtividade na construção durante a Expo Arquitetura Sustentável
 
basf_casa_economica.jpgAlém do conforto, soluções garantem redução no consumo de energia, de água e menos resíduos de construção
Companhia construiu duas casas-conceito para tornar os benefícios palpáveis
A BASF vai apresentar soluções e tecnologias, desenvolvidas para a indústria da construção civil, durante a Expo Arquitetura Sustentável 2015, realizada de 10 a 12 de novembro no Expo Center Norte. As inovações proporcionam conforto térmico e acústico, sustentabilidade, com importante redução do consumo de água e dos resíduos de construção, além de garantirem maior produtividade e durabilidade da edificação com economia de tempo e recursos.
“A construção civil ainda é um dos setores que mais consomem recursos e geram resíduos. É preciso buscar alternativas inovadoras que possam melhorar a produtividade e o desempenho das edificações”, afirma Camila Lourencini, gerente da Estratégia para Indústria da Construção da BASF.
Com este propósito, a BASF criou a Casa Econômica, na zona Sul de São Paulo, usando como sistema construtivo o painel sanduíche de poliuretano, o Elastopor, em parceria com a Isoeste Construtivos Isotérmicos. Trata-se de uma solução inovadora para construir com mais rapidez, eficiência e durabilidade, promovendo redução do custo total.
A sustentabilidade também é garantida pela ausência de água em todo o processo produtivo do Elastopor, desde a fábrica até a instalação no local da obra. Como é um método industrializado, a construção pode ser feita em até metade do tempo, quando comparada aos processos tradicionais, e com uma redução de cerca de 40% na necessidade de mão de obra. A taxa de desperdício do material é de apenas 0,5%, o que representa oito vezes menos perdas do que o sistema tradicional.
A Casa Econômica foi construída ao lado da CasaE, Casa Ecoeficiente onde foram aplicadas 36 soluções desenvolvidas pela BASF, que proporcionam conforto térmico e acústico, sustentabilidade, com importante redução do consumo de água e dos resíduos de construção, além de garantirem maior produtividade e durabilidade.
Com as duas casas-conceito, a BASF pretende mostrar o impacto positivo que produtos inovadores podem trazer ao setor e tornar seus benefícios tangíveis. São abertas à visitação gratuita e a inscrição pode ser feita pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Os visitantes da Expo poderão conhecê-las em visita técnica, no dia 13 de novembro.
Entre as soluções desenvolvidas pela empresa que serão apresentados na Expo Arquitetura Sustentável estão:
 
· Redução do consumo de água
Concreto Permeável®: concreto com alto índice de vazios, preparado com aditivos da linha Master Builders Solutions da BASF com pouca ou nenhuma areia, que permite a passagem de grandes quantidades de água.  Tem maior resistência mecânica e acabamento rústico, ideal para áreas de grande circulação, como estacionamentos. Este tipo de concreto tem baixo consumo de água e de areia em sua produção.
Elastopave®: Composto de poliuretano para pisos drenantes com até 87% de permeabilidade - funciona como uma supercola para unir pedras e cascalhos, formando superfícies resistentes, duráveis e altamente permeáveis que impedem o empoçamento da água. Por ser um agregador, ele traz liberdade de projeto, possibilitando a escolha das cores e tipos de agregados.
MasterGlenium®: Linha de hiperplastificantes que aumentam a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água em até 40% em relação aos processos convencionais. Além disso, gera uma diminuição nas emissões de CO2.
 
· Conforto térmico:
Elastopor®: Espuma rígida de poliuretano sendo o núcleo do Sandwich Painel que compõem o sistema construtivo isotérmico, usado para construção em geral. Com função estrutural e de vedação é um recurso interessante por ser de rápida instalação e livre de resíduos, economizando tempo e recursos. Apresenta níveis de condutividade térmica baixíssimos quando comparado a isolantes convencionais: reduz em até 90% a transferência de calor entre os ambientes. É 20 vezes mais isolante que tijolos e 80 vezes mais que o concreto.
Micronal®: microcápsulas poliméricas que contêm parafina em seu interior. Promove a troca de calor com o ambiente, ajudando a manter a temperatura na faixa de conforto térmico humano. Quando a temperatura ambiente aumenta, o Micronal absorve a energia térmica em forma de calor latente usado na fusão da parafina. Quando a temperatura cai, esse calor é devolvido ao ambiente e a parafina volta ao estado sólido. Facilmente adicionado ao gesso ou argamassa, pode reduzir em até 1/3 o uso de ar-condicionado.
Sicopal / Paliogen®: Pigmentos frios (cool pigments) aplicados nas tintas para gerenciamento de calor – promove a reflexão ao invés da absorção da radiação solar, mantendo a superfície pintada em menor temperatura em comparação às tintas convencionais, inclusive em superfícies escuras.
 
· Conforto acústico:
Basotect®: Revestimento acústico em espuma flexível de melamina. Possui alta capacidade de absorção de som e resistência às chamas. Atende a todos os requisitos de segurança ao fogo das normas brasileiras de construção, inclusive com reduzida emissão de gases tóxicos em situações de incêndio. Possui também boa capacidade de isolamento térmico, similar ao EPS. Disponível em diversas cores e de instalação simples, reduzindo esforços e custos. Não oferece risco à saúde e ao meio ambiente e tem ação fungistática e bacteriostática.
 
· Produtividade e durabilidade
MasterSealTraffic1500®: Revestimento impermeabilizante de poliuretano, proporciona proteção mecânica e acabamento final. Possui baixa emissão de gases voláteis, resistente ao sol e é aplicado a frio, sem riscos de incêndio. Acabamento final antiderrapante, ideal para áreas expostas ou sujeita ao tráfego de veículos e pedestres.
Mastertop®: Ampla linha de produtos para pintura e revestimento de pisos e estruturas em ambientes agressivos. De acabamento liso e uniforme, é formado por camadas de diferentes materiais, como epóxi, poliuretano, cimentícios, entre outros, que podem ser adequados às mais diferentes necessidades, inclusive de tráfego.
Ucrete®: Tecnologia única de revestimento uretânico de alto desempenho, com excelente resistência à agentes químicos agressivos, impacto pesado e temperaturas extremas. Também inibe o crescimento microbiológico e tem grande durabilidade. Proporciona um piso seguro com acabamento liso ou texturizado.
Suvinil Família Protegida: Tinta acrílica, reduz até 99% das bactérias nas paredes por até  2 anos. Possui selo de aprovação da Anvisa.
Suvinil Maxx Rendimento: tinta que rende até 500m2, proporciona ultra cobertura e alto nível de qualidade.
Suvinil Sempre Nova: O acrílico premium  é uma inovação para pintura de áreas externas, fabricada com resinas especiais da BASF. Remove e evita 90% da sujeira nas paredes e protege contra a ação do tempo. Fachadas com aparência original por 10 anos.
 
Sobre a BASF - Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de mais de €74 bilhões em 2014 e contava com mais de 113 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br
 
Foto: divulgação
Grupo Máquina

Site Login