O edifício mais eficiente do Brasil

09/11/2015 - O edifício mais eficiente do Brasil
 
laguna_visconde.jpgCuritiba terá o primeiro residencial do País com certificação LEED Ouro
Com um projeto que conquistou a pré-certificação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nível Ouro, concedida pelo GBC Brasil (Green Building Council), o LLUM, novo empreendimento da Construtora e Incorporadora Laguna, investe em iluminação natural e terá 7,6% de sua energia gerada por painéis fotovoltaicos, que convertem luz solar em energia elétrica.
O LLUM é o primeiro residencial do País a atingir o nível Ouro do importante selo ambiental, presente em 143 países. Mas, para o consultor, não é apenas o pioneirismo que torna o edifício especial. “A geração local de energia renovável, por meio de painéis fotovoltaicos, torna o LLUM único. É um residencial com menor custo de operação, com segurança e grande conforto. Sem contar o fato de que estamos deixando para os nossos filhos um mundo melhor do que aquele que nos deixaram”, diz.
No que diz respeito ao padrão estabelecido pela norma brasileira de desempenho de edificações, as residências do edifício consomem 25% menos energia, e seu condomínio, 35% menos. Já no que concerne ao consumo de água, em comparação ao padrão estabelecido pelo LEED, o consumo dos apartamentos do LLUM é 20,7% menor, e o do condomínio 75,5% menor, o que gera uma economia de 80 litros por dia.
Por esses motivos, “o LLUM é o edifício residencial mais eficiente do Brasil”, diz Guido Petinelli, da empresa de consultoria Petinelli. A empresa é especializada na certificação LEED, o que a torna apta a avalizar empreendimentos corretos ambientalmente – entre eles o LLUM, da Construtora e Incorporadora Laguna, detentor da pré-certificação.
Para André Marin, diretor de Incorporação da Laguna, receber o selo de certificação mostra que o empreendimento está bastante acima dos padrões nacionais. De acordo com ele, “o selo não define apenas os parâmetros de sustentabilidade da obra, mas também estabelece métricas de qualidade”. “A Laguna é uma construtora que se preocupa com essa questão ambiental em todos os seus empreendimentos, tanto que já possui certificação LEED nos empreendimentos Iguaçu 2820 e o Condomínio Logístico São Carlos”, completa Marin.
Petinelli compara o LEED a uma “etiqueta nutricional”. O que significa que possuí-lo possibilita comparar edifícios de maneira objetiva. “Até agora, a maior parte das pessoas compram o que acaba sendo a maior aquisição de suas vidas, um imóvel, sem saber o quanto vai custar no futuro para mantê-lo. O LEED facilita isso, fornecendo dados bastante concretos”, completa.
O LLUM está localizado em uma das áreas mais nobres de Curitiba, a Avenida Visconde de Guarapuava, 5345, no Batel.
 
Serviço LLUM
- Endereço: Avenida Visconde de Guarapuava, número 5345, Batel
- Construtora: Laguna
- Vendas: J8 e Soul Imóveis
- Obras: início em junho de 2016
- Entrega estimada: dezembro de 2018
- Registro de Incorporação: n.º 109.468, da 6.ª Circunscrição do Registro de Imóveis
 
Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental como a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3259-1800.
 
Imagem: divulgação
Talk Assessoria de Comunicação

Site Login