Linha 4 do Metrô: concretagem do poço de ventilação, no Leblon, está finalizada

09/10/2015 - Linha 4 do Metrô: concretagem do poço de ventilação, no Leblon, está finalizada
 
metro_rio_linha4_poco.jpgParedes do poço, com 32m de profundidade e 22m de diâmetro,  foram executadas com fôrmas deslizantes
A concretagem do poço (shaft) que servirá como área de ventilação e saída de emergência da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro no bairro do Leblon, Zona Sul carioca, foi concluída no último dia 23 de setembro. Moldadas in loco, com o uso de fôrmas deslizantes, as paredes têm 50 centímetros de espessura. O sistema funcionou com uma bomba hidráulica: 22 macacos impulsionaram a estrutura para cima – em média, 25 centímetros por hora. A concretagem levou dez dias.
Construído pelo Consórcio Linha 4 Sul (CL4S), responsável pela obra neste trecho, o poço tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade, o que corresponde a um prédio de dez andares.
Depois de pronto, o poço terá quatro andares onde ficarão ventiladores, geradores, subestação de energia e salas técnicas para o trabalho de operadores da concessionária do sistema metroviário. Em dois pontos haverá escadas de emergência para saída de passageiros, numa eventual necessidade, quando a nova linha estiver em funcionamento.
Quando o Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, chegar ao poço, em dezembro, sua estrutura estará pronta, inclusive com sistemas de energia conectados entre os túneis que vêm da Barra da Tijuca com o que está sendo escavado pelo equipamento alemão, vindo pela Zona Sul.
 
Escavação
Para a escavação pelo método New Austrian Tunnelling Method (NATM), o shaft foi dividido em seis nichos. A cada metro escavado, de forma alternada e pelos cantos, a área passava pelo revestimento primário por concreto projetado, para que, então, o núcleo do poço pudesse ser escavado. A técnica foi utilizada para evitar movimentação do solo ou recalques no terreno, formado por rocha nos primeiros 18 metros, com uma pequena faixa de quartzo e solo residual (rocha alterada), no restante da extensão do poço.  
Após finalizada a escavação, a laje de fundo foi concretada, uma estrutura com 2,5 metros de altura que consumiu 1.000 metros cúbicos de concreto. Agora, os colaboradores constroem as paredes de concreto que revestirão o poço.
 
Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) com aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Com a nova linha, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão, ainda, deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna pagando apenas uma tarifa.

Acompanhe!
www.metrolinha4.com.br
Assessoria de Imprensa da Linha 4 do Metrô

Foto; divulgação
FSB Comunicação

Site Login