Parque da Cidade recebe certificação LEED ND de sustentabilidade

19/08/2015 - Parque da Cidade recebe certificação LEED ND de sustentabilidade
 
odebrecht_leed.jpgEmpreendimento da Odebrecht Realizações Imobiliárias atingiu o nível Silver, inédito na América do Sul
O Parque da Cidade, empreendimento da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), localizado na cidade de São Paulo, recebeu a certificação LEED for Neighborhood Development (LEED ND) nível Silver, desenvolvido pelo U.S. Green Building Council. Até então inédita na América do Sul, a certificação atesta que o Parque da Cidade reúne, entre outros princípios, crescimento planejado e inteligente, urbanismo sustentável e edificações verdes, promovendo benefícios tanto para seus usuários como para as comunidades em seu entorno.
O LEED ND Silver reconhece ainda que o Parque da Cidade congrega atributos que incentivam a utilização de meios de transporte eficientes e alternativos, favorecendo a melhoria da mobilidade, além de projetar áreas de lazer e convívio para a vizinhança, tais como parques e espaços públicos de alta qualidade.
Para Saulo Nunes, diretor de Incorporação do Parque da Cidade, o empreendimento demonstra que as cidades podem crescer de maneira saudável ao mesmo tempo em que se minimizam os impactos ambientais e promovem o desenvolvimento socioeconômico. “São Paulo é uma metrópole que oferece grandes desafios e o Parque da Cidade teve cada detalhe cuidadosamente planejado para melhorar a vida das pessoas e trazer impactos sociais e ambientais positivos para a região. A aquisição da certificação LEED ND é o reconhecimento de que estamos no caminho certo.”
Ocupando um terreno de mais de 80 mil m² na Zona Sul da capital paulista, o empreendimento é composto por 10 edificações – cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel –, e reúne um conjunto inédito de soluções sustentáveis que observa os aspectos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e os benefícios econômicos para a região. Ele está totalmente integrado a uma área verde de 22 mil m² e em completa harmonia com os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo.
O Parque da Cidade é permeável, sem muros, aberto a todas as pessoas – moradores dos residenciais e do entorno, profissionais e visitantes. A qualidade do projeto e as soluções de sustentabilidade empregadas levaram-no a integrar o seleto grupo de 17 empreendimentos do mundo que participam do Climate Positive Development Program – iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, que busca enfrentar os desafios decorrentes da rápida urbanização e das mudanças climáticas.
 
Sobre o LEED - LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um programa internacional de certificação ambiental para edificações, residenciais e bairros, presente em mais de 143 países, e possui o intuito de fomentar as melhores estratégias e práticas na atividade de construção, nos projetos e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Os benefícios são econômicos, sociais e ambientais. A Certificação internacional LEED possui cinco dimensões a serem avaliadas nas edificações: Espaço Sustentável; Eficiência do uso da água; Energia e Atmosfera; Materiais e Recursos; e Qualidade ambiental interna. Todas elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos à edificação, além de promover bonificações para os desempenhos exemplares com as categorias de Inovação em Projeto e Prioridade Regional.
 
Sobre a Odebrecht Realizações Imobiliárias - Presente em todas as regiões do Brasil, a OR desenvolve projetos residenciais, empresariais, comerciais, hoteleiros e de uso misto que atendem às necessidades e peculiaridades de cada localidade e de públicos distintos, sempre mantendo o padrão de excelência que caracteriza a empresa. A OR atua hoje em 21 cidades, de sete estados, além do Distrito Federal, e conta hoje com cerca de oito mil integrantes. A OR é membro fundador do Green Building Council, organização que visa fomentar a indústria de construção sustentável no país, e possui empreendimentos com a certificação LEED. Também trabalha com outros selos verdes, como o Aqua, o Procel e o Selo Azul da Caixa.
 
Foto: divulgação
CDN Comunicação

Site Login