Palestra mostra os impactos das escavações profundas nas cidades

19/08/2015 - Palestra mostra os impactos das escavações profundas nas cidades
 
obra_profunda_metro.jpgPalestra “Impacto das escavações profundas de obras urbanas” acontece no dia 27 de agosto, das 16h às 18h, no auditório do Metrô, em São Paulo. Inscrições podem ser feitas através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando nome completo e RG
A escavação profunda de obras urbanas pode ter grande impacto na cidade. Desde danos à estética como fissuras e trincas em paredes, tetos e pisos, até infiltrações, obstruções para passagem, e inúmeros estudos são necessários para a execução do trabalho de maneira correta. Você já imaginou o quão complexa é uma obra dessa natureza na cidade de São Paulo que possui milhares de cabos e dutos subterrâneos de utilidades públicas?Trabalhando há 40 anos no Metrô, o engenheiro civil Ricardo Luiz Leonardo Leite ministra no dia 27 de agosto, das 16h às 18h, no auditório da instituição, a palestra “Impacto das escavações profundas de obras urbanas”.
Graduado pela UNICAMP e MBA pela FIA/USP - Metrô, Ricardo coordenou os projetos da Linha 2 – Verde, Linha 4 – Amarela e Linha 5 – Lilás. Atuou também em projetos da Linha 3 – Vermelha, no desenvolvimento e implantação de coberturas espaciais das estações elevadas e do PIT (Pátio Itaquera), além das obras de escavações. No Metrô, Ricardo foi Chefe do Departamento de Projeto Civil, Gerente de Engenharia e Projetos e Gerente de Concepção Civil. Atualmente trabalha na Gerência de Concepção Civil da Companhia.
Na palestra, o engenheiro apresentará um histórico da experiência do Metrô nas obras de escavações profundas e influência no entorno urbano, tanto em termos de projeto, como de acompanhamento da obra, da instrumentação e de seus efeitos sobre as construções.
Ricardo apresentará o histórico do Metrô nas obras de escavações profundas e o retrato desta prática nos dias atuais, com suas influências no entorno urbano. A palestra abordará desde o projeto e acompanhamento da obra até a instrumentação e os impactos sobre as construções vizinhas (danos estéticos, interferências, obstruções, infiltrações e vazamentos), inclusive os casos extremos, que podem levar à ruína das estruturas.
 
CBT: 25 anos de serviço a Engenharia
Vinculado a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, o CBT já nasceu com a importante missão de reunir a comunidade técnica do Brasil e conscientizar a sociedade sobre as vantagens dos túneis e obras subterrâneas. O Comitê reúne profissionais, acadêmicos e empresas da área para discutir questões de túneis e propor soluções subterrâneas para a infraestrutura das cidades, visando sempre ao bem estar e à segurança.
 
SERVIÇO
Impactos das escavações profundas de obras urbanas
27 de agosto de 2015 – 16h às 18h
Auditório do Metrô I – Auditório G2 – Rua Augusta , 1626 – São Paulo – SP
Inscrições: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – (11) 3833-0023
 
Timepress

Site Login