Tekla Structures garante agilidade e economia nos projetos estruturais da Ebert Engenharia e Empreendimentos

11/08/2015 - Tekla Structures garante agilidade e economia nos projetos estruturais da Ebert Engenharia e Empreendimentos
 
tekla_engenharia.jpgCom o Tekla, erros foram eliminados ainda na fase de projeto. Suporte local da Tekla oferece apoio às operações diárias, para que os sistemas funcionem conforme esperado
As soluções da Tekla, empresa do Grupo Trimble, atendem o projeto desde a concepção do design até o processo de fabricação, construção e operação, com a aplicação de diversos materiais e diferentes níveis de complexidade, ajudando a indústria da construção a melhorar a qualidade, aumentar lucros e reduzir os riscos. Para o mercado de concreto o Tekla Structures é uma eficiente maneira de aumentar a produtividade, graças à modelagem e detalhamento mais rápidos e à maior automação na fabricação.
Para ajudar nesse processo, muitas vezes lento e repetitivo, a Ebert Engenharia e Empreendimentos Ltda., empresa que atua no projeto, fabricação e construção de estruturas, começou a utilizar, em 2014, as soluções da Tekla. No portfólio da empresa estão obras de diversos segmentos tais como agrícola, industrial, comercial, residencial, entre outros. De acordo com Jacson Ebert, Presidente da Ebert, o Tekla Structures apresenta um projeto muito mais detalhado. “Conseguimos mostrar ao cliente um material completo e de fácil entendimento. O projeto em 3D faz com que o cliente realmente veja o que será construído, de maneira simples e com riqueza de detalhes”.
“Adquirimos o Tekla Structures em setembro de 2014. O software ainda não está totalmente implementado, mas percebemos que ele nos ajuda a extrair mais informações num tempo muito menor. Existe um grande ganho de eficiência, já que o projeto é feito todo de uma vez e os erros são corrigidos ainda na fase de projeto evitando a necessidade e o custo de retrabalho”, completa.
Para o setor de concreto, a precisão de um modelo 3D do Tekla traz vantagens em todos os estágios do processo de construção. O levantamento das quantidades é realizado com rapidez e exatidão, proporcionando melhores estimativas. Para poupar tempo e dinheiro, é importante reduzir os erros no local da obra e o software Tekla Structures fornece a garantia de que tudo está cem por cento correto antes de começar a construir.
Além disso, o Tekla Structures acompanha todo o fluxo de trabalho da construção em concreto, desde o modelo de pré-construção, passando pelo planejamento até a concretagem final, com a certeza de que todos os detalhes foram considerados.
A Ebert utiliza o Tekla Structures em diversos projetos, como galpões de estrutura mista (com pilares e vigas em estrutura pré-moldada com cobertura em treliças feitas em estruturas metálica), edificações de pavimentos em estruturas pré-moldadas, com áreas de 290m² até 1000m², o que mostra que o software pode ser utilizado independente do tamanho da obra. Como todas as informações são criadas em 3D, é fácil se adaptar às mudanças no projeto durante sua concepção. O levantamento das quantidades pode ser realizado no mesmo modelo em que é feito o planejamento. Assim todas as estimativas baseiam-se em informações sólidas e em tempo real.
“Antes da utilização do Tekla Structures, os projetos estavam demorando muito para sair, além do fato de que continham muitos erros. Durante a Concrete Show, em agosto, visitamos o stand da Tekla, conhecemos o software e, após uma demonstração, percebemos que ele é bem mais flexível e sua implementação seria muito mais simples e rápida”, afirma Jacson Ebert. “Fizemos o treinamento para a nossa equipe e, em fevereiro de 2015 começamos a utilizá-lo efetivamente. Desde então, já foram seis projetos com o Tekla Structures e pudemos perceber a eficiência dele. Um dos nossos desafios era fazer listas de materiais e outros relatórios quantitativos. Com o Tekla você consegue gerar essas listas com muito mais precisão, evitando ter o retrabalho”, completa.
Outro benefício atestado pela Ebert, além das facilidades de utilização do software, é com relação ao suporte local da Tekla que oferece apoio às operações diárias dos clientes, para que os sistemas funcionem conforme esperado e os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível. Juntamente com os serviços de treinamento e consultoria, a assistência técnica garante que os clientes possam se concentrar em seus negócios e utilizar os sistemas com o máximo de eficiência. Além do suporte, a Ebert e todos os usuários do Tekla Structures têm aceso à atualizações automáticas e periódicas, que tornam a operacionalidade do software mais segura e com a garantia de que qualquer tipo de problema ou dificuldade de uso seja minimizada.
O processo de modelagem de informação (BIM) de projetos está aprimorando os processos do setor de construção com foco no gerenciamento da informação. A Trimble oferece soluções por meio de softwares integrados de ponta-a-ponta, que transformam e melhoram a execução e gestão de projetos de arquitetura e construção no Brasil com redução de tempo.
Além disso, engenheiros, gerentes de projeto, detalhistas e outros participantes podem trabalhar simultaneamente no modelo. O compartilhamento de forma personalizada para o cliente se dá por meio da ferramenta Tekla BIMsight e, conforme o modelo é atualizado, oferece informações confiáveis do projeto durante a fabricação. Para Jacson, este é um passo além, mas que, com certeza, será dado.  Outra solução da Trimble utilizada pela Ebert é o SketchUp, software utilizado por mais de 30 milhões de designers de todo o mundo para criar, atualizar e exibir projetos em 3D. Ele é a mais popular plataforma de modelagem em 3D do mundo e, para Jacson, é uma ótima maneira de apresentar os projetos desenvolvidos no Tekla Structures aos seus clientes.
 
Concrete Show – O Concrete Show South America é reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil mundial, sendo o maior na América Latina e 2º maior do mundo nesse segmento. O evento apresenta soluções completas que vão desde a terraplanagem, canteiros de obras e projetos estruturais, até tecnologias de ponta para a cadeia produtiva do concreto, serviços e acabamento, visando sempre o aumento da produtividade e a redução de custos na construção.
 
Serviço:
Concrete Show South America
Stand 745
26 a 28/08
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
São Paulo – SP
 
Sobre o Tekla Structures - O Tekla Structures é o software BIM (modelagem de informações para construção) mais avançado do mercado. O setor de construção o utiliza na criação, na combinação, no gerenciamento e na distribuição de modelos altamente detalhados e precisos de todas as estruturas e materiais. O software interage com outras soluções e máquinas de fabricação, permitindo que os usuários obtenham uma colaboração eficiente e livre de erros.
Sobre a Tekla - A Tekla Building & Construction é parte da Trimble Buildings, um segmento da Trimble voltado para soluções tecnológicas que melhoram a colaboração, a eficiência e a precisão no ciclo de vida de construção DBO (design-construção-operação). A Tekla promove a evolução dos modelos de informações digitais e proporciona maior vantagem competitiva nos setores de construção, infraestrutura e energia. Fundada em 1966, a empresa possui clientes em mais de 100 países, escritórios em mais de 20 países e uma rede global de parceiros. Visite: www.tekla.com.
Sobre a Trimble - A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no País há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Construção Civil Pesada, Transporte & Logística, Aplicações Geoespaciais e Construções Verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br.
 
LVBA Comunicação

Site Login