Brafer participa das obras para as Olimpíadas Rio 2016

06/08/2015 - Brafer participa das obras para as Olimpíadas Rio 2016
 
arena_deodoro.jpgA pouco mais de um ano da abertura dos jogos olímpicos 2016, seguem em ritmo acelerado as obras de infraestrutura no Rio de Janeiro. Os eventos esportivos atraem a atenção dos meios de comunicação e colocam o Brasil em evidência a nível mundial, mas ao mesmo tempo trazem consigo a responsabilidade de realizar grandes investimentos em infraestrutura e, especialmente, em instalações esportivas.
A Brafer, que já executou as estruturas metálicas dos principais estádios onde aconteceram os jogos do mundial de futebol - Arena Corinthians, Maracanã e Arena do Atlético Paranaense -, continua presente nas grandes obras destinadas às Olimpíadas 2016, na cidade do Rio de Janeiro.
Uma dessas obras é a da Arena Deodoro, no bairro Deodoro, bem ao lado da Avenida Brasil e que será a casa para a modalidade de esgrima, basquete e outros esportes, inclusive para os Jogos Paraolímpicos que serão realizados após as Olimpíadas. A principal estrutura metálica a cargo da Brafer, a Arena Deodoro, consumiu 1778 toneladas de aço estrutural e está neste momento em fase final de montagem.
O engenheiro José Augusto Silva, diretor da Brafer, informa também que a empresa é a responsável por fornecer as estruturas metálicas para a arquibancada e para a cobertura da Arena Deodoro, assim como para os vestiários e a arquibancada do Estádio de Hóquei, estruturas para os estandes do centro de tiro e para a rampa e prédio de apoio do BMX. “A fabricação das estruturas teve início em março de 2015 e a montagem deverá ser finalizada em agosto. Os prazos são bastante desafiadores, mas houve um grande trabalho de planejamento e envio das peças metálicas na sequência correta, a partir da nossa fábrica do Rio, o que está possibilitando a execução da montagem num ritmo acelerado”, explica.
A Arena Deodoro ampliará o legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e é uma das principais obras da carteira atual da Brafer. “Com esta construção a Brafer se tornou responsável por alguns dos principais projetos em estruturas metálicas para as Olimpíadas e o esporte em geral. Além da participação no chamado ‘complexo Deodoro’, a Brafer executou a estrutura metálica da Arena de Handebol, com aproximadamente 2000 toneladas de aço, e forneceu peças metálicas de grande complexidade para o reforço da estrutura do estádio do Engenhão”, explica o engenheiro, que cita ainda que estão em fase de montagem algumas estruturas nos halls do parque olímpico, e que ainda este ano serão montadas as estruturas do live site, junto à lagoa de Jacarepaguá.
A Brafer Construções Metálicas S.A. passou a ter uma grande participação nas obras no estado do Rio de Janeiro a partir de 2008, quando inaugurou uma nova fábrica de estruturas metálicas em Campo Grande, na cidade do Rio.
 
Foto: divulgação
Grupo Excom

Site Login