Concrete Show 2015: CBT leva palestra sobre TBM no Metrô do Rio

23/07/2015 - Concrete Show 2015: CBT leva palestra sobre TBM no Metrô do Rio
 
cbt_concret_show2015.jpgComitê Brasileiro de Túneis promove na Concrete Show 2015 palestra do engenheiro Alexandre Mahfuz Monteiro, coordenador da área de escavação mecanizada com o TBM do Consórcio Linha 4 Sul
O Concrete Show South America é reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil mundial, sendo o maior na América Latina e 2º maior do mundo nesse segmento. O evento acontece de 26 a 28 de agosto na São Paulo Expo.
O Seminário CBT acontece dentro da programação do Concrete Show Congresso no dia 26 de agosto, a partir das 13h30, na Sala 01 e terá como tema Infraestrutura em Grandes Obras. Na programação do dia, além de palestras de outras associações, a palestra "TBM EPB e Anéis em Concreto para Sistema Shield no Metrô do RJ” será proferida pelo Eng. Alexandre Mahfuz que falará sobre a operação do equipamento no solo arenoso do Rio e da tecnologia de concreto dos segmentos de anéis pré-moldados que formam o túnel.
A execução do trabalho teve outro diferencial além do solo, a escavação foi feita abaixo no nível do lençol freático. Em relação ao trabalho do TBM no Rio e em São Paulo, por exemplo, o engenheiro destaca que “a diferença maior está na geologia, são solos com características diferentes. O público vai poder encontrar na palestra uma visão geral dos principais desafios encontrados até o momento e de que forma foram superados”, diz Mahfuz.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá – Unifei – (2005), e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (2009), Alexandre Mahfuz atua na área da construção civil, na Construtora Norberto Odebrecht, desde 2006. Trabalhou em empreendimentos importantes como a Linha 4 do Metrô de São Paulo, a Estação General Osório da Linha 1 do Metrô do Rio de Janeiro e as Torres do Complexo Rubem Braga, no Morro do Cantagalo/RJ. Atualmente, é coordenador da área de escavação mecanizada com o TBM do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pela construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro – expansão metroviária que ligará as zonas sul e oeste da cidade, a partir de 2016.
 
CBT: 25 anos de serviço a Engenharia
Vinculado a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, o CBT já nasceu com a importante missão de reunir a comunidade técnica do Brasil e conscientizar a sociedade sobre as vantagens dos túneis e obras subterrâneas. O Comitê reúne profissionais, acadêmicos e empresas da área para discutir questões de túneis e propor soluções subterrâneas para a infraestrutura das cidades, visando sempre ao bem estar e à segurança.
 
SERVIÇO
Concrete Show 2015
26 a 28 de agosto de 2015
São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
www.concreteshow.com.br

Foto: divulgação
Timepress Comunicação Empresarial

Site Login