SAS Protensão fornece os tirantes para a ampliação da linha Ferroviária de Durchmesserlinie, na Suíça

21/07/2015 - SAS Protensão é responsável pelo fornecimento dos tirantes para a ampliação da linha Ferroviária de Durchmesserlinie, em Zurique na Suíça
 
sas_protecao.jpgA empresa forneceu os sistemas com tirantes pré-injetados SAS 500 para execução dos tirantes protendidos das paredes de contenção da linha ferroviária.
A empresa Alemã SAS Protensão, líder mundial no setor de ancoragens e aços especiais para protensão é responsável pelo fornecimento do aço utilizado nas estruturas e reforços da linha Ferroviária de Durchmesserlinie, em Zurique na Suíça.
A responsável pela obra de ampliação da linha ferroviária de Durchmesserlinie é a empresa: Schweizerische Bundesbahnen AG, Kanton Zürich e a empresa de execução dos serviços é a ARGE Spezial-Tiefbau.
A SAS Protensão forneceu os materiais para a execução dos tirantes protendidos das paredes de contenção da linha ferroviária. O escopo do fornecimento foram de 72 Km de tirantes com barras pré-injetadas SAS 500, com 32mm de diâmetro, 7.600 cabeças de protensão com placas e porcas cônicasde ancoragem SAS.
Os sistemas de ancoragens e protensão SAS receberam dupla proteção contra a corrosão para tirantes permanentes com barras de aço SAS 500 protegidas com isolamento elétrico. Antes e depois da injeção de cimento os sistemas com duplo camada contra a corrosão foram testados com a aplicação de carga elétrica e verificação do isolamento elétrico de todo o sistema para comprovação da efetiva proteção. "Estas técnicas servem como referência para serem utilizadas no Brasil" afirma o Engenheiro Otávio Pepe. Esse foi o trabalho mais importante da construção. Durante toda a execução da obra de ampliação das linhas, os trens ficaram funcionando diariamente.
Segundo o diretor da SAS Protensão, Otávio Pepe, a construção da linha ferroviária é um orgulho da engenharia, foi uma obra bem complicada, pois durante toda a execução das obras as linhas de trem ficaram funcionando diariamente e uma das preocupações do cliente era a durabilidade da obra para não ter que executar duas vezes. O grande desafio da engenharia foi projetar e executar a obra com a maior durabilidade e o menor custo possível.
O tempo de duração da obra durou quase 2 anos. A linha férrea já tinha sido construída, e estava em operação durante toda a obra de contenção do maciço rochoso.
 
Mais sobre a SAS Protensão - A SAS Protensão é especializada no fornecimento de sistemas de protensão e ancoragem com barras de aço especial com rosca e alta resistência para os seguintes mercados:
Construção Civil: Reforços Estruturais, Tirantes e Sistemas de Protensão, Ancoragens Passivas e Protendidas, Estais de Pontes, Tensores para fundações de Torres Eólicas, Emendas de Estruturas de Concreto Pré Moldado.
Engenharia Geotécnica: Tirantes de Contenção, Chumbadores, Solo Grampeado, Reação para Provas de Carga, Estacas de Fundação Tracionadas, para lajes de subpressão, Ancoragens de Fundação para Estais de Torres de Linhas de Transmissão de Energia Elétrica, Sistemas de Ancoragem para Portos.
Engenharia Técnica da Indústria Automobilística e de Ferramentas. (www.sasprotensao.com.br)

Foto: divulgação
SUPRIR Comunicação Interativa

Site Login