Usiminas aposta em inovação para construção civil

16/07/2015 - Usiminas aposta em inovação para construção civil
 
usiminas_aporta.jpgCom grande tradição em aços de alta resistência para o setor automotivo e naval, a Usiminas também investe em inovação para atender o mercado de construção civil. Dentro do portfólio, a siderúrgica oferece o aço USICIVIL, que possui entre suas características, boa propriedade estrutural como resistência mecânica, soldabilidade e tenacidade.
Com essas características, além de um custo benefício ideal, o aço foi escolhido como a base estrutural da Casa Chassi, projeto inovador que venceu o Prêmio Bim.Bon do Senai 2015. A Casa Chassi foi projetada como um sistema estrutural independente, que proporcionasse maior adaptabilidade, já que foi construída em módulos, inspirado em um chassi de automóvel. A Usiminas foi parceira do projeto desde o início e forneceu os tubos produzidos pela Soluções Usiminas com o aço USICIVIL. No projeto específico da Casa Chassi foram usados tubos que tinham entre suas características a leveza e grande resistência mecânica, também foi pensado no apelo estético e com menor impacto visual.
“Escolhemos o aço USICIVIL porque seguimos um conceito que previa flexibilidade devido à proposta de construção por módulos, dentro de um padrão aceitável no mercado. A receita previa leveza, facilidade no transporte e montagem/manuseio. Para nós, é um prazer e satisfação participar de projetos como esses que nos apresentam novos mercados de atuação”, afirma o especialista comercial da Soluções Usiminas, Humberto Napoli Bellei.
Os arquitetos e criadores da Casa Chassi, Pedro Haruf e Bernardo Horta, acreditam que o aço Usiminas foi ideal para a viabilidade. “Precisávamos criar um chassi estrutural que suportasse todos os outros componentes que viriam formar a casa. Além de todas as características, o aço Usiminas é de fácil manipulação, o que permitiu que a casa fosse construída em apenas 10 dias”, explica Haruf. A Casa Chassi foi exposta em uma grande feira de construção em Minas Gerais. A aposta dos criadores agora é que o modelo da Casa Chassi seja comercializado e sirva para atender desde projetos residenciais aos comerciais.
Legenda foto: A Casa Chassi teve a base estrutural feita de aços UsiCivil da Usiminas.
 
Foto: divulgação - crédito: Leonardo Galvani
LVBA Comunicação

Site Login