Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro: Ponte estaiada terá iluminação de Peter Gasper

08/07/2015 - Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro: Ponte estaiada terá iluminação de Peter Gasper
 
c_iluminacao.jpgPilones terão 72 metros de altura e estão sendo construídos com metodologia inédita na América Latina
É do artista das luzes Peter Gasper a iluminação cenográfica da ponte estaiada da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que vai ligar a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Ipanema, na Zona Sul carioca. O artista, que morreu em maio do ano passado, também assinou, entre outros trabalhos, a iluminação do Cristo Redentor, quando o monumento completou 80 anos e do Planalto Central, além da Missa para o Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo e pelo show de Frank Sinatra, no Maracanã, ambos em 1980. Esta é a primeira ponte estaiada para metrô no Rio e único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo.
A ponte está sendo construída sobre o Canal da Barra da Tijuca e ligará o Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, denominados estais, a ponte terá duas vias, uma para as composições que seguirão no sentido Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, e outra em direção à Zona Sul carioca. Serão 320 metros de trecho elevado e suspenso, entre a rampa de acesso e o túnel já escavado.
Os dois pilones da ponte estaiada, estruturas de concreto que vão fixar os estais, alcançaram 46 metros de altura, mais da metade do tamanho que terão. A metodologia construtiva para esses pilones utiliza a forma autotrepante, um sistema de pistões hidráulicos que eleva toda a estrutura de apoio conforme a necessidade da obra. Esta é a primeira vez na América Latina em que pilares inclinados de uma ponte estaiada são executados desta maneira.
As rampas de acesso foram finalizadas e já estão conectadas à Estação Jardim Oceânico. Com o avanço da obra, os cabos de aço começam a ser instalados no mês que vem, quando o trecho sobre o canal também começa a ser executado.
 
Linha 4 do Metrô entra em operação em junho de 2016
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Um mês antes, em junho, os trens já estarão circulando neste trecho, mas fora do horário de pico.
 
Foto: divulgação
FSB Comunicação

Site Login