Produtos sustentáveis: realidade no mercado de químicos para construção civil

01/07/2015 - Produtos sustentáveis: realidade no mercado de químicos para construção civil
 
viapol_eco.jpgNos últimos 20 anos, segmento cresceu 74% e a preocupação ambiental passou a ser prioridade na hora de desenvolver novos produtos
Nos últimos 20 anos, o mercado de construção civil cresceu 74,25%, de acordo com estudo divulgado pelo SindusCon-MG (Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais). Com esse desenvolvimento, a preocupação em oferecer ao mercado produtos sustentáveis entrou na pauta da indústria e hoje é um dos principais desafios dos fabricantes. Na Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil, o tema é tratado como prioridade.
No catálogo de produtos, com mais de 900 itens, existem diversos que buscam eliminar ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente, como, por exemplo, as mantas e fitas autoadesivas revestidas com alumínio. O uso desse componente altamente reflexível aos raios UV contribui para a redução do calor interno das edificações, reduzindo a emissão de CO² na atmosfera e de gases nocivos à camada de Ozônio. A linha de produtos chamados de eco-friendly é composta pelas Mantas Classic Alumínio, Premium Alumínio, Laje Alumínio, Viaflex Alumínio e Viaflex Fita e subcobertura Viafoil.
“Atualmente, 15% do peso das mantas asfálticas produzidas pela Viapol são feitas com uso de matérias-primas recicladas, como é o caso dos polímeros derivados de sobras industriais que são reprocessados e adequados às características necessárias à fabricação de cada produto”, informa a Supervisora de Sustentabilidade da Viapol, Sharlene Muryel Lopes.
Um dos destaques é a manta asfáltica Torodin Antiraiz, que possibilita a redução da temperatura dos ambientes a partir do “telhado verde” – jardineiras sobre lajes. O produto absorve até 30% do volume de água da chuva, retarda a velocidade de escoamento e também impede o crescimento excessivo das raízes das plantas, coibindo danos nas estruturas.
O portfólio “verde” da empresa inclui também o Viaflex Branco, o Vedalage Branco, o Vedalage Color, o Heyd’cryl e o Viaflex Parede, que são membranas acrílicas produzidas na cor branca ou em cores claras que colaboram para a campanha de redução de 1°C, visando à diminuição do aquecimento global – o objetivo é que de 30% a 40% dos telhados e lajes sejam pintados na cor branca para que a temperatura do planeta baixe em até 1º C.
“Muitos dos nossos produtos são isentos de compostos orgânicos voláteis (VOC). Produtos à base d’água, como Repel’acqua e Ecol 2, substituem matérias-primas nocivas à saúde, como o solvente. Igualmente, produtos sem o uso de amônia em sua composição, como Viaplus 1000, Viaplus TOP, Viaplus 7000 Fibras, Viaplus 5000 e Viaplus Dique, respeitam a saúde dos aplicadores. Na área de proteção à madeira, o destaque fica por conta da Massa F12, produto não tóxico, à base d’água”, conta a arquiteta.
A Viapol também disponibiliza soluções com baixa emissão de VOC, como o Eco Primer, pintura de imprimação base aquosa; Viapoxi Coat, impermeabilizante à base de epóxi isento de solvente orgânico; Vedalage e Vitkote de emulsões asfálticas elastoméricas à base de água.
Outro destaque da empresa é o VitPOLI ECO, revestimento impermeabilizante recomendado para a proteção e acabamento impermeável de estruturas metálicas e de concreto, proteção das estruturas de tanques e reservatórios de efluentes industriais e esgoto, além de impermeabilização de reservatórios de água potável. É produzido à base de poliuretano vegetal, isento de solventes e possui baixo teor de VOC. www.viapol.com.br

Site Login