Premodisa reutiliza água para lavagem de usinas de concreto

03/06/2015 - Premodisa reutiliza água para lavagem de usinas de concreto
 
premodis_decantacao2.jpgA empresa implantou um sistema de decantação que permite economia de 18.000 litros por mês; o recurso reciclado é usado em tarefas básicas, como lavagem de equipamentos e umidificação do solo
A falta de chuva e a consequente falta de água que a população do Estado de São Paulo enfrenta despertou a consciência ambiental da população, principalmente quando o assunto tratado é o recurso hídrico da nossa região. Assim, práticas que economizam água tornaram-se importantes. E as empresas conscientizaram-se disso. Ações que promovem o reúso desse bem estão tornando-se cada vez mais comuns. Em Sorocaba (SP), o Grupo Premodisa já utiliza esta prática.
O grupo do ramo da construção civil, um dos principais fornecedores de estruturas pré-fabricadas do interior de São Paulo, implantou seu sistema há, aproximadamente, dois anos. Atualmente, a empresa consegue economizar até 800 litros por dia útil. Por mês, este número é de 18.000 litros. “Os recursos hídricos são de vital importância e estão escassos, por isso, é preciso conscientizar-se sobre o uso adequado. Também, é nosso dever, como cidadão, aplicar tais práticas e ajudar a economizar o máximo possível”, diz o engenheiro da empresa, Eduardo Nosé.
O sistema da empresa permite que a água para a lavagem de três usinas de concreto seja encaminhada, por meio da gravidade, para um tanque onde ocorre a retenção dos maiores resíduos sólidos. O próximo estágio consiste no sistema de decantação e flotoação, com três recipientes. Entre cada um destes, existem tubos colocados em posições que permitem, somente, a retirada da água da região central.
Desta maneira, é possível retirar a impurezas da água, que ficam localizadas na superfície e no fundo dos tanques. De acordo com o engenheiro, os decantadores instalados na empresa têm um volume aproximado de 12 m3 e o processo é concluído de 4 a 5 dias.  Quando limpa, este recurso é destinado à lavagem dos diversos equipamentos da Premodisa, além da utilização na umidificação do solo para minimizar a poeira.
O Grupo Premodisa, ainda, tem como objetivo ampliar este sistema de reuso de água para outros setores, além dos que utilizam as usinas de concreto. A Translap, empresa de transporte do grupo, que teve seu galpão inaugurado recentemente, tem a possibilidade de usar a água reciclada para a lavagem de caminhões. “Visitamos algumas iniciativas e já fizemos o piso, as caixas de decantação e o sistema de escoamento adequado para receber o sistema de filtragem no futuro”, revela o engenheiro Nosé.
Para o diretor do Grupo Premodisa, Rui Guerra, esta é a nova realidade ambiente que as empresas precisam se adaptar. “Independente do valor financeiro economizado, temos que promover, cada vez mais, ações que evitem o desperdício dos recursos naturais, como a água. Isso, no ambiente corporativo e, até mesmo, na nossa casa. Precisamos cuidar da natureza para viver em um mundo mais sustentável”, diz.

Foto: divulgação
Q Notícia Comunicação

Site Login