MVC vai construir 128 novas creches do programa Pró-Infância na região Nordeste até o final de 2015

04/05/2015 - MVC vai construir 128 novas creches do programa Pró-Infância na região Nordeste até o final de 2015
 
mcv_plastico_creche.jpgTrês dessas novas creches serão inauguradas neste mês
A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, fará a entrega até o final deste ano de 128 novas creches do programa Pró-Infância em vários estados da região Nordeste.
Três novas creches do programa Pró-Infância serão inauguradas em maio, nos Estados de Alagoas e Bahia. Das unidades, construídas com o revolucionário sistema construtivo Wall System, serão duas na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, e uma em Marechal Deodoro, Alagoas, e vão atender 120 crianças em período integral ou até 240 distribuídas em turnos matutino e vespertino.
Com área construída de 1.058,14 m², as creches possuem em sua composição arquitetônica oito salas de aula (bloco pedagógico), bloco administrativo, bloco de serviços, multiuso e pátio coberto. Fazem parte do Programa PRO-INFÂNCIA - Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo Governo Federal (MEC e FNDE) e que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O programa coloca à disposição dos estados e municípios instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, além de prestar assistência financeira aos municípios, padronizando e qualificando a educação infantil da rede pública de ensino.
A meta é, até dezembro deste ano, atender mais de 50 mil crianças em todo o Brasil com as novas creches e escolas que estão sendo construídas. “Em 2011, demos início à construção das primeiras escolas em Alagoas, depois da destruição ocorrida com as enchentes dos rios Una, Sirinhaém, Piranji, Mundaú e Canhoto. “A aplicação do inédito sistema construtivo Wall System permitiu que fossem erguidas em tempo recorde e atendessem milhares de alunos em diversas regiões do Estado, que passaram a dispor de melhores estrutura física e condições de ensino”, explica Gilmar Lima.
 
57 escolas entregues e mais de 30 mil crianças atendidas em Alagoas
Ao mesmo tempo em que inaugura as três novas creches nos Estados do Nordeste, a MVC comemora também a entrega de 57 escolas, somente em Alagoas, todas construídas com o sistema construtivo Wall System, nas cidades de Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Jacuípe, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares, Viçosa, Maceió, Teotônio Vilela. Algumas dessas escolas já completaram mais de um ano de funcionamento e transformaram a realidade da região.
Dois exemplos são a Escola Municipal João Costa de Oliveira, construída no conjunto Newton Pereira, na cidade de União dos Palmares, e a Escola Estadual Marco Antônio Cavalcanti, no bairro de Benedito Bentes, em Maceió. Ambas funcionam em período integral e demonstram como o local e as condições favoráveis podem influir decisivamente na aprendizagem e na retenção dos jovens no ensino.
Segundo a diretora da Escola João Costa de Oliveira, Maria Madalena da Silva, após um ano de funcionamento os alunos estão tendo desempenho eficiente, saem menos da sala de aula e até o comportamento melhorou. “São 1.600 alunos da região que antes não tinham onde estudar ou estudavam em locais que não ofereciam as mesmas condições”, destaca a diretora.
 
Sistema seguro e confiável
Desde 2004, a MVC já construiu, pelo sistema Wall System, cerca de 247 mil metros quadrados de conjuntos de escolas, casas, creches e edificações de usos diversos no Brasil e no exterior, em países como Angola, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Venezuela, entre outros. Em vez dos materiais tradicionais, são construídas com o sistema Wall System, composto de estrutura de perfil pultrudado (compósito reforçado com fibra de vidro de alto desempenho), e painel sanduíche de lâminas em compósitos (similar ao utilizado em aviões, trailers e barcos, entre outros) e núcleo especial, que garantem o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.
Pelas características do sistema construtivo Wall System da MVC, a escola é construída em compósitos (plásticos de engenharia com propriedades especiais), com sensíveis ganhos no tempo de construção, na elevada qualidade do padrão de acabamento e na maior durabilidade e vida útil. Além disso, podem ser totalmente acessíveis, desenvolvidas especialmente para portadores de deficiência.
Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. O sistema construtivo foi homologado sob a norma NBR 15.575/2013, que define os requisitos de desempenho da construção no Brasil, obtendo classificação superior na maioria dos parâmetros avaliados.
 
Sobre a MVC - A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo, transporte, agronegócio, energia eólica e construção civil.  Atualmente conta com 1.250 profissionais distribuídos em sete plantas.  Em 2014, registrou crescimento de mais de 150% e atingiu faturamento líquido de R$ 670 milhões.
 
Foto: divulgação
Secco Comunicação

Site Login