IBI comemora 40 anos de olho no futuro

15/04/2015 - IBI comemora 40 anos de olho no futuro
 
vedacit_oe.jpgAvanços e desafios marcam a atuação do instituto no período
Coincidentemente às obras dos túneis do Metrô deu-se a criação do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), hoje considerado o organismo nacional mais importante do setor. Era 1975, quando especificadores e aplicadores precisaram se reunir para debater as necessidades e dificuldades em torno da impermeabilização do subterrâneo daquele grande projeto que se expandia pela cidade de São Paulo. Tratava-se de uma demanda puramente técnica: não se podia mais avançar sem a normatização dos processos.
E assim, há 40 anos, o Brasil ganhava uma entidade técnica, sem fins lucrativos, cuja finalidade principal seria estudo, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços para o mercado de impermeabilizantes para a construção civil. De lá pra cá, o envolvimento das equipes técnicas do IBI vêm atendendo aos anseios da indústria como um todo, contando com fabricantes de produtos finais, insumos, prestadores de serviços e distribuidores. Recentemente, empresas produtoras de aditivos se associaram à entidade, tornando-a mais abrangente e passando a orientar sua pauta de atuação a produtos químicos voltados para construção civil.
Nessas quatro décadas de atuação do instituto muito se avançou, a começar pela hospedagem do fórum para discussão e criação das normas do setor, por meio do CB22 – Comitê Brasileiro de Impermeabilização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No período, também merecem destaque as parcerias oficializadas com os sindicatos da Construção (SindusCon) e das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi), mediante participação em grupos de trabalho para estruturação de manuais técnicos e outras ações, bem como ativa participação nos organismos oficiais atrelados ao Ministério do Trabalho e Emprego para revisão das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho (NR18).
 
Olhar para o futuro
O fortalecimento como entidade representativa veio com as conquistas, partindo do constante empenho do instituto no reconhecimento da importância na elaboração de projetos específicos, desenvolvimentos de produtos e especialização da mão de obra na fase de aplicação dos sistemas impermeabilizantes, sempre à luz das melhores práticas e normas de segurança vigentes. Mas, como já é sabido, juntamente com os progressos caminham, também, os desafios. O mais emblemático é a maior conscientização da indústria ao efetivo emprego da impermeabilização, já que ainda paira no mercado desconhecimento sobre o item, algo enraizado desde a formação acadêmica dos técnicos da área. Mas essa realidade tem sido fortemente combatida pelas mãos do IBI bem como por outras entidades que promovem workshops e cursos de especialização ligados à área de engenharia civil.
Nesses encontros, projetos, novos produtos e sistemas, assim como aspectos executivos de instalação, são os temas discutidos com os alunos de modo a proporcionar aos futuros especialistas senso crítico e ajustada capacidade de especificar ante as normas técnicas vigentes desde a concepção de projeto até a execução dos sistemas nos canteiros de obras. É por esse caminho que o instituto acredita que os hoje alunos – amanhã profissionais – saberão com propriedade proteger as estruturas das construções com excelência, garantindo a durabilidade e sustentabilidade das edificações.
 
A força do Simpósio
No ano em que comemora 40 anos de atividades, o IBI realiza a 14ª edição do Simpósio Brasileiro de Impermeabilização, evento de grande importância para e entidade, que acontece de 15 a 17 de junho, no Espaço APAS, em São Paulo (SP). “O simpósio vem nos ajudando a cada ano a clarificar e fortificar a imagem do IBI para o mercado. Serve para projetar, ainda mais, as ações do instituto para a cadeia produtiva, tornando-o mais ativo e produtivo. Por isso, a mensagem neste momento de celebração dos nossos 40 anos é que a participação dos associados no dia a dia da entidade e no congresso fará toda a diferença para a atividade no que diz respeito ao aprimoramento da categoria e à formação de novos técnicos. Este ano será para comemorar não só o sucesso do simpósio, mas também esta data tão especial. De fato, um privilégio”, afirma Elton de Souza Góes, presidente do IBI.

Referência nacional
O Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) congrega em seu quadro associativo sócios beneméritos, fundadores, fabricantes, aplicadores e revendedores de produtos impermeabilizantes e de produtos químicos voltados à construção civil. É administrado por um Conselho Deliberativo eleito pelos sócios com mandato de dois anos e, operacionalmente, se estrutura por meio de um departamento administrativo.

Foto: arquivo Revista Engenharia
Via Pública Comunicação

Site Login