Antonio Setin, de marceneiro a arquiteto, de construtor a incorporador

14/04/2015 - Antonio Setin, de marceneiro a arquiteto, de construtor a incorporador
 
setin.jpg35 anos depois, Antonio Setin, líder da incorporadora que tem seu nome ― Setin ― considera ter alcançado boa parte de tudo que sonhou, como ajudante de marceneiro, numa pequena oficina, no quintal da casa onde morava, na zona norte de São Paulo.
Procedente do Paraná, com a família de oito irmãos, Antonio começou a trabalhar aos 12 anos, em uma pequena marcenaria liderada pelos irmãos mais velhos, no bairro do Parque Peruche. Ali, com esforço e humildade, aprendidos com o pai, operário, responsabiliza-se pela limpeza do local, mas logo passou a ajudar na produção da marcenaria, que prosperava. Com o talento e capacidade demonstrada com madeira, Antonio Setin começou a cultivar o sonho de construir imóveis, preparou-se no ensino médio e projetou ser engenheiro, mas foi na arquitetura que encontrou, de fato, a realização profissional.
Quando a primeira sede da Setin foi inaugurada, em uma pequena casa instalada no bairro da Casa Verde, em 1979, o empresário ainda trabalhava com os irmãos na marcenaria, em jornadas que alcançam 18h diárias de trabalho. Apaixonado pela ideia de construir e sem pensar diretamente no dinheiro, Antonio Setin desfrutou do prazer de entregar as primeiras seis casas de um e dois dormitórios, bem simples, na mesma região onde morou e trabalhou desde que chegou a São Paulo.
Antonio percebeu, em meados da década de 1980, que as classes C e D não conseguiam mais financiar seus imóveis. Baseado nisso, transferiu a Setin para a zona sul da cidade. Nessa nova fase, construiu seus primeiros prédios em Moema e, com o passar do tempo, detectou novas oportunidades de atuação no mercado imobiliário, em áreas pouco consideradas por demais empresários do setor.
Já na década de 1990, transformou-se no incorporador pioneiro nos investimentos em hotelaria, firmando parceria com a rede francesa Accor, com quem lançou no país o conceito de hotelaria econômica, por meio das bandeiras ibis, Mercure e Formule 1. Um sucesso absoluto que, em apenas cinco anos, entregou mais de 4.000 quartos de hotel.
Com os negócios em proporções bem maiores, já nos anos 2000, Antonio decidiu unir forças com a Klabin Segall. Pouco mais de dois anos depois, repensou e colocou-se de volta à frente da Setin, agora ainda mais focada na incorporação.
Nessa nova fase, Antonio Setin colocou sua empresa em patamares ainda mais elevados, lançando empreendimentos residenciais, comerciais, hoteleiros e mixed-use. Com os produtos da linha Downtown, propôs um estilo de vida urbano e moderno, em residenciais que aliam arquitetura arrojada à multiplicidade de serviços, muito bem localizados, no centro do capital paulista.
Com este novo olhar para a região central, e outros empreendimentos de alto padrão, com atenção especial à localização e ao prazo de entrega, Antonio Setin projeta um futuro promissor, repleto de desafios, com a confiança decorrente de tudo que realizou em 35 anos.
 
Foto: divulgação
Madia Mundo Marketing

Site Login