Metrô Rio: Após manutenção programada, ‘Tatuzão’ reiniciou a construção do túnel em Ipanema

13/04/2015 - Metrô Rio: Após manutenção programada, ‘Tatuzão’ reiniciou a construção do túnel em Ipanema
 
metro_rio_linha4.jpgEquipamento deve chegar à Estação Jardim de Alah em meados de agosto
A Secretaria de Estado de Transportes, com o Consórcio Linha 4 Sul, informa que o Tunnel Boring Machine, ‘Tatuzão’, voltou a construir os túneis do metrô no subsolo da Zona Sul do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (10/04). O equipamento deixou a Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde passava por uma manutenção programada, e segue agora sob o leito da Rua Visconde de Pirajá em direção ao Jardim de Alah. A previsão é de que a máquina chegue à Estação Jardim de Alah na segunda quinzena de agosto.
O ‘Tatuzão’ chegou à Estação Nossa Senhora da Paz no final de fevereiro, quando atravessou uma parede de estação pela primeira vez. Lá, o equipamento passou por uma manutenção programada para lubrificação, limpeza e reparos com solda e trocas das peças principais, responsáveis por escavar o solo e transportá-lo para o interior da máquina. No cronograma de operação do ‘Tatuzão’ há paradas programadas em todas as estações e outras ao longo do percurso de escavação dos túneis para esta manutenção preventiva.
"Estamos seguindo com o cronograma de obras e avançando com tranquilidade. Em agosto o Tatuzão chegará no Jardim de Alah e, na segunda quinzena de outubro, na Antero de Quental. Como previsto, em junho de 2016, a Linha 4 estará à disposição dos cariocas", disse o secretário de Estado de Transportes Carlos Roberto Osorio.
Amplamente utilizado em obras de metrô nas principais metrópoles do mundo, como Nova York, Londres e Frankfurt, o ‘Tatuzão’ foi fabricado na Alemanha, sob medida para o solo do Rio de Janeiro. O equipamento tem 2,7 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala as aduelas, anéis de concreto que formam os túneis. Todas as 2.754 aduelas necessárias para a construção do túnel entre Ipanema e Gávea já foram produzidas e estão estocadas na Leopoldina.
 
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.
A ligação metroviária entre a Barra da Tijuca e Ipanema estará à disposição dos passageiros em junho de 2016, em operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam feitos. Em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô.
Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em apenas 34 minutos. Os usuários poderão deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.
 
A passagem do Tatuzão pela Estação Nossa Senhora da Paz - https://youtu.be/092J_l5M7Yg
Foto: divulgação
FSB Comunicação

Site Login