Brafer trabalha na recuperação do estádio Engenhão

13/04/2015 - Brafer trabalha na recuperação do estádio Engenhão
 
brafer_engenhao1.jpgTecnologia utilizada no suporte aos processos de fabricação é o diferencial da obra
As obras de recuperação do estádio Nilton Santos – o Engenhão, tem unido esforços das fábricas da Brafer em Araucária e no Rio de Janeiro. As obras iniciaram há um ano, com a fabricação de dispositivos provisórios e reforços para as estruturas. Atualmente, o trabalho encontra-se em fase final de fabricação, com a produção das estruturas dos Catwalks do setor Sul, grades e guarda-corpos.
O engenheiro e coordenador de Produção da Brafer, Ricardo Almeida, conta que a empresa forneceu diversas estruturas para o reforço da existente, totalizando aproximadamente 1700 toneladas. “Diferentemente do que estamos acostumados, grande parte das estruturas são para substituição e reforço das estruturas atuais. A integração com os novos componentes exigiu a construção de diversos dispositivos, como escoras e aparelhos para macaqueamento”, explica.
Para o engenheiro, nessa obra destaca-se a tecnologia no suporte aos processos de fabricação, já que as treliças do Catwalk são bastante complexas, devido a sua geometria e à quantidade de detalhes. “A representação em desenhos 2D torna a interpretação sujeita a erros. Com o software de visualização 3D, disponível na Brafer, é possível observar de forma clara cada detalhe da peça, facilitando o trabalho dos encarregados de produção e montadores. Imprimimos fotos do modelo 3D com detalhes relevantes de cada peça para realizar o trabalho de montagem, economizando tempo e evitando erros”, complementa.
 
Foto: divulgação
Excom

Site Login