Planejamento na palma da mão

06/04/2015 - Planejamento na palma da mão
 
sh_planejamento.jpgSmartphones invadem os canteiros de obras e contribuem para a organização de muitos departamentos
Durante muito tempo, a construção civil teve características artesanais na elaboração de projetos, na produção de materiais e na execução das obras. A industrialização mudou esse cenário trazendo recursos tecnológicos que potencializam as práticas construtivas. Dos softwares aos aplicativos, a tecnologia e seus benefícios estão chegando aos canteiros de obra, otimizando o custo e tempo para muitas empresas do setor.
Prova disso é o e-RV, um aplicativo criado para confecção de relatórios de visitas à distância que a SH, empresa de locação de fôrmas, andaimes e escoramentos metálicos, desde 2013, tem utilizado para melhorar o fluxo de informação entre o cliente e a empresa. De maneira simples, rápida e direta, a ferramenta possibilita até anexos de fotos.
O e-RV é utilizado, principalmente, pelos Assistentes Técnicos da SH que, munidos de smartphones, acessam ao aplicativo e alimentam a ferramenta com informações pertinentes a cada obra visitada. Automaticamente, essas informações são encaminhadas para o cliente por email e ficam disponíveis no SH online, um sistema que permite ao cliente acessar todos os dados do seu contrato com a empresa.
Davi Ferreira, engenheiro da SH e idealizador do aplicativo, conta quais são os principais benefícios da ferramenta: “Com o e-Rv, temos agilidade na confecção dos relatórios de visita à obra. As informações ficam disponíveis para qualquer dos setores internos da empresa imediatamente após confecção. Não há a necessidade de visitas constantes à empresa para entregar os antigos relatórios em papel”.
Além disso, a utilização da tecnologia garante aos clientes relatórios legíveis e com as informações que de fato são relevantes para eles. “Anteriormente, cada assistente técnico escrevia o que achava importante da visita. Nem sempre esta avaliação estava alinhada à necessidade do cliente e, não raras vezes, faltavam detalhes importantes a serem vistos e relatados. Hoje, imediatamente após a visita, o cliente recebe e-mail com o documento”, acrescentou Davi.
Desde então, a SH ganhou tempo nos processos, já que o e-Rv garante maior mobilidade para elaboração dos relatórios. Em qualquer lugar, a qualquer tempo, o documento pode ser preenchido pelo Assistente Técnico sem que ele precise se deslocar para a empresa. Isto gera menos deslocamentos no trânsito e, consequentemente, economia de custos como combustível, papel etc.
 
Foto: divulgação SH

Site Login