Linha 4 do Metrô do Rio: Recorde de escavação da Estação Jardim de Alah, no Leblon

06/04/2015 - Linha 4 do Metrô do Rio: Recorde de escavação da Estação Jardim de Alah, no Leblon
 
metro_rio_antero2.jpgA Estação Jardim de Alah, no Leblon, uma das seis estações da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, bateu o recorde de escavações de toda a obra, com aproximadamente 1.700 metros cúbicos de areia em um único dia, na segunda quinzena de março.  A quantidade é quase o dobro do escavado em um dia comum de trabalho no corpo da estação. O recorde anterior pertencia à Estação Antero de Quental, também no Leblon, que em janeiro alcançou mil metros cúbicos em um único dia.
A Estação Jardim de Alah será a segunda a receber o Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, que está previsto para chegar lá na segunda quinzena de agosto.  Um dos acessos de passageiros já está aberto na Avenida Ataulfo de Paiva, esquina com a Rua Almirante Pereira Guimarães. No outro acesso, que ficará na esquina com a Avenida Borges de Medeiros, em frente ao canal do Jardim de Alah, finaliza-se o tratamento do solo com Jet Grouting (injeções de calda de cimento).
Além do serviço de escavação executado com duas máquinas escavadeiras, os colaboradores do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 entre Ipanema e Gávea, montam formas e armações para a concretagem da laje de acesso. Na laje de teto, essa atividade já foi concluída no corpo da estação.
A Estação Jardim de Alah vai beneficiar cerca de 20 mil passageiros por dia, a partir de 2016.
 
Mais de 300 mil pessoas usarão a Linha 4 do Metrô todos os dias
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca-Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca pagando apenas uma tarifa.

Foto: divulgação
Assessoria de Imprensa
da Linha 4 do Metrô

Site Login