Agrotexas Paisagismo e Arquitetura assina Praça Principal da Casa Cor 2012

28/05/2012 - Agrotexas Paisagismo e Arquitetura assina Praça Principal da Casa Cor 2012
 
construcao/agrotexas.jpgCom 1000 m2 e localização central, espaço favorece o contato com a natureza e apresenta soluções sustentáveis
 
De 29 de maio a 22 de julho, quem visitar a Casa Cor São Paulo não deixará de notá-la: logo na entrada, a Praça Casa Cor Hotel recebe todos os visitantes assim como coletiva de imprensa, abertura oficial e evento de premiação da mostra. O ambiente, projeto da Agrotexas Paisagismo e Arquitetura que se estende por 1000 m2, combina espaço livre, marquise elevada por pilares e volumes de linguagem art déco que resgatam as linhas arquitetônicas do Jockey Club, inaugurado na década de 1940. Como atrativos ao olhar, o conjunto traz uma cerejeira, cuja floração deverá ocorrer durante a mostra, entre junho e julho, e espelho d´água revestido com pastilhas de vidro em tons de vermelho. A água, aliás, é predominante não somente no espelho que reflete a arquitetura como também no platô de vapores e borbotão (elementos escultóricos com água).
“A água e o seu reaproveitamento são homenageados neste projeto, o que nos levou a nomear a praça de Esplanada das Águas”, destaca a arquiteta paisagista Miriam Escobar. Para evitar desperdícios, todo o líquido do espelho e do borbotão é circulante, reaproveitado ininterruptamente. Ainda dentro da tendência Casa Cor de apresentar ambientes que agreguem tecnologia e soluções sustentáveis, a praça dispõe de piso drenante, que garante a permeabilidade do solo no ambiente externo com material reciclável em sua composição, iluminação em LED de baixo consumo e deque de madeira certificada extraída de reflorestamento de pinus.
“E ainda tem mais. Posicionado sobre a marquise do Jockey, um sistema de cobertura de alto desempenho composto por módulos fotovoltaicos para captação de energia solar garantirá a iluminação e o funcionamento da infraestrutura elétrica da praça. Em um medidor posicionado em um display, o público poderá acompanhar a quantidade de energia gerada”, completa o paisagista Robson de Freitas. O profissional ressalta ainda a presença de árvores pertencentes ao ecossistema da Mata Atlântica. “Selecionamos espécies nativas e exóticas, árvores predominantemente escultóricas como guatambu e jabuticabeira”, aponta Robson.
Além de tecnologia, moda e estilo, os outros dois eixos temáticos da Casa Cor 2012, se refletem no ambiente pensado a partir de uma estética minimalista que contrapõe às formas da natureza, uma composição geométrica definida, tudo afinado a um estilo coletivo de vida. “A composição do projeto sugere aos visitantes que é possível aliar a preservação dos elementos da natureza à tecnologia, ao design e à funcionalidade, um conjunto de variáveis que favorecem a qualidade ambiental no plano coletivo da cidade, seja no âmbito do espaço público ou dos ambientes privados”, explica Miriam Escobar, arquiteta paisagista da Agrotexas.
 
Pisos Drenantes
Fabricado com alta tecnologia Braston, o piso drenante antiderrapante da Praça Casa Cor Hotel possui em sua composição resíduos de obras como revestimentos cerâmicos, de porcelanato, granitos e mármore. Entre as novidades que poderão ser vistas na mostra, a marca trabalhou na retirada de pontas retas dos cantos. O formato atual levemente arredondado aumenta a resistência a impactos e falhas laterais. Além da capacidade de drenagem de água da chuva superior a 90%, a presença de óxido titânio entre os componentes garante a retenção de parte do gás carbônico que retornaria à atmosfera, técnica utilizada em novos edifícios dos Estados Unidos.
 
Cerejeira
Um dos destaques visuais do ambiente assinado pela Agrotexas, a cerejeira é a árvore símbolo do Japão, onde é conhecida como sakurá. A florada uma vez ao ano dura apenas uma semana. Símbolo de felicidade, na época de seu florescimento no Japão, entre março e abril, são realizadas as “hanami” (festas para admirar as flores). Bastante comuns na forma de chá em casamentos e datas festivas em terras nipônicas, no tempo dos samurais era uma grande glória morrer no campo de batalha coberto por pétalas da flor.
 
Agrotexas Paisagismo e Arquitetura
A participação da Agrotexas na mostra marca uma nova fase na empresa familiar, no mercado há cerca de cinco décadas. “Por muito tempo, o foco da marca foi a execução e manutenção de jardins. Agora, planejamos atuar com força no mercado de projetos arquitetônicos e estar na Casa Cor é um grande desafio”, revela o paisagista Robson de Freitas, neto do fundador da empresa.  Em 2011, a empresa participou da Casa Cor Trio com o Jardim do Pergolado, ambiente que mesclou canteiros geometrizados com arbustos e herbáceas.
Em sua trajetória, a Agrotexas marca presença nas áreas verdes de empresas como a Avon e a Bayer e em 16 shoppings, entre eles os paulistanos Morumbi, Iguatemi, Aricanduva, Interlagos e JK Iguatemi, que deve ser inaugurado ainda esse ano.  Em Belo Horizonte, a Agrotexas é responsável pelo paisagismo do Shopping Estação BH, inaugurado em 23 de maio de 2012 na região norte da capital mineira.
 
Casa Cor São Paulo 2012
Com ambientes inspirados no universo fashion, que homenageiam a modelo brasileira Gisele Bündchen, a Casa Cor São Paulo 2012 acontece de 29 de maio a 22 de julho, no Jockey Club de São Paulo. No evento, a mostra tradicional apresentará cerca de 90 espaços assinados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas renomados. Em paralelo, ocorrem a Casa Hotel, com tendências de arquitetura e decoração no mercado hoteleiro e de turismo, e a Casa Talento, com exibição de tendências da moda em peças de design.
 
Imagem: Perspectiva Ilustrativa da Praça Casa Cor Hotel 2012
 
26ª Casa Cor São Paulo
29 de maio a 22 de julho de 2012, de terça a sábado, das 12h às 21h30, e domingos e feriados, das 12h às 20h.
Entrada: R$ 39 (terça a sexta) e R$ 45 (domingo e feriado).
Endereço: Jockey Club de São Paulo (Avenida Lineu de Paula Machado, 1.173 – Cidade Jardim – São Paulo – SP).
 
Agrotexas Paisagismo e Arquitetura
Mais informações: www.agrotexas.com.br
 
Pitanga Comunicação

Site Login