Método inédito no Brasil traz mais agilidade e sustentabilidade à construção civil

27/02/2015 - Método inédito no Brasil traz mais agilidade e sustentabilidade à construção civil

braskem_bubbledeck.jpgA Gerdau desenvolveu telas de aço que viabilizam a aplicação de um inovador sistema de construção civil no Brasil. A solução, criada pela dinamarquesa Bubbledeck, permite a diminuição do volume de concreto empregado em lajes por meio da utilização de esferas de plástico reciclável entre as telas. O método pode reduzir em até 35% o peso próprio da estrutura, o que possibilita eliminar a necessidade de vigas e vencer grandes vãos com menor consumo de materiais. O principal desafio da Gerdau foi criar um produto diferenciado, com composição, dimensões e espaçamentos personalizados, contribuindo para o aumento de produtividade nas construções.

Em comparação aos métodos convencionais, o sistema BubbleDeck pode proporcionar a uma obra de 10 mil m², por exemplo, economia de até 882 m³ de concreto, redução de 60% na quantidade de escoramento e de mais de 2 mil toneladas de cargas nas fundações. Sob o ponto de vista ambiental, o método evita o descarte de 30 toneladas de plástico em aterros, a emissão de 400 mil kg de CO2 na atmosfera e o corte de 194 árvores. A tecnologia já foi utilizada em obras de grande relevância nacional, como a ampliação do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Sobre a Gerdau - A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países - nas Américas, na Europa e na Ásia -, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Burson-Marsteller

Site Login