Linha 4 do Metrô Rio: recorde de escavação na Estação Antero de Quental, no Leblon

10/02/2015 - Linha 4 do Metrô Rio: recorde de escavação na Estação Antero de Quental, no Leblon
 
metro_rio_antero2.jpgA Estação Antero de Quental, no Leblon, uma das seis estações da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, bateu seu recorde de escavação no final de janeiro, quando foram escavados mais de mil metros cúbicos de areia, duas vezes mais do que um dia comum de trabalho na escavação até a laje de fundo. O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 entre Ipanema e Gávea, planejou a demanda dos serviços para concentrar os esforços nesta atividade, aproveitando inclusive a facilidade de logística dos caminhões pela cidade, durante o período de férias escolares.
Nesta estação, que vai receber 35 mil pessoas por dia, a partir de 2016, as lajes de cobertura e de acesso de passageiros já foram concluídas, assim como a escada de acesso ao público pela Avenida Bartolomeu Mitre. Bilheterias, salas técnicas e enfermaria estão sendo construídas.
Para dinamizar todo o processo, uma das soluções de engenharia adotada foi o uso de monovias. São seis neste canteiro. Os trilhos acoplados no teto da estação têm capacidade para levantar e movimentar equipamentos de até cinco toneladas, cada um. Importantes para a logística de carga e descarga e fundamental no cuidado com a ergonomia dos colaboradores, que evitam carregar peso, as monovias conseguem atender toda a extensão da obra no subterrâneo. Uma delas está sendo usada na laje de acesso, movimentando a carga de estoque.
 
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.
 
Foto: divulgação Linha 4 do Metrô Rio / FVD Studios
FSB Comunicação

Site Login