Seconci-SP alerta para a importância do uso de óculos de segurança corretos nos canteiros de obra

02/02/2015 - Seconci-SP alerta para a importância do uso de óculos de segurança corretos nos canteiros de obra
 
acesso_tunel_binario.jpgAcidentes têm diminuído na construção, mas ainda ocorrem devido à não-observância dos óculos indicados para cada atividade, entre outros fatores
O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) registrou queda no número de casos de acidentes envolvendo olhos nos últimos anos. “A obrigatoriedade do uso dos óculos de segurança contribuiu para uma redução significativa no número de trabalhadores que relatam reclamações de corpos estranhos nos olhos. Esse cenário mudou devido ao aumento da conscientização do trabalhador – sobre a importância de se proteger – e também do empresário da construção – ao oferecer este equipamento. Mas acidentes ainda acontecem, entre outros fatores, devido ao uso de óculos incorretos para determinadas atividades”, alerta a médica oftalmologista da entidade Yukiko Yoshida.
Segundo a médica, há óculos de segurança com boa proteção também nas laterais, diminuindo a possibilidade de os olhos serem atingidos. Obrigatório de acordo com a Norma Regulamentadora 6 do Ministério do Trabalho e Emprego, o equipamento deve ser usado nas seguintes situações: trabalhos que possam causar ferimentos nos olhos, provenientes de impacto de partículas; que possam causar irritação nos olhos e outras lesões, decorrentes da ação de líquidos agressivos e metais em fusão; e que possam causar irritação nos olhos, provenientes de poeiras.
Além do atendimento ambulatorial, o Seconci-SP oferece também o exame oftalmológico, que faz parte dos exames médicos ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais) e é fundamental para diagnosticar possíveis defeitos de visão. A sua realização periódica reduz o absenteísmo motivado por doenças e garante que o trabalhador esteja adequado à função com melhor desempenho, minimizando o risco de acidentes de trabalho.
O exame oftalmológico também contribui para a descoberta precoce de várias doenças oculares, como o vício de refração, glaucoma e catarata, e também de enfermidades sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial. A avaliação realizada pela equipe de médicos oftalmologistas do Seconci-SP inclui exames de motilidade ocular, acuidade visual com e sem correção, refração, medida da pressão intraocular (tonometria), biomicroscopia (patologia externa) e fundo de olho.
 
Serviço - Trabalhadores da construção civil da capital paulista e seus familiares que possuem parceria com o Seconci-SP e desejam agendar uma consulta oftalmológica devem entrar em contato pelo telefone (11) 3664-5700 ou o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
Foto: arquivo Revista Engenharia
CDN

Site Login