Alcoa fornece 200 toneladas de alumínio em sistemas de esquadrias inovadores para projeto em Brasília

02/02/2015 - Alcoa fornece 200 toneladas de alumínio em sistemas de esquadrias inovadores para projeto em Brasília
 
alcoa_aluminio.jpgObra do novo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF) tem sistema de esquadrias da companhia, mais leve, que facilita a montagem e execução do projeto
Cerca de 200 toneladas de alumínio foram utilizadas nos 182 mil m² do complexo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF). Líder mundial em tecnologia, engenharia e produção de metais leves, a Alcoa, utilizou grande parte das linhas exclusivas em sistemas de esquadrias de fachadas, portas, janelas, venezianas para compor uma das maiores obras do Brasil nos últimos dois anos, o CADF.
O projeto vai reunir em um único local, Governadoria, Secretarias e órgãos da Administração Pública com capacidade para 15 mil servidores. São 16 prédios com o sistema funcional de esquadrias capaz de reduzir expressivamente o tempo da obra. Além do prédio da governadoria, shopping com centro de convivência, estacionamento com capacidade para mais de três mil veículos e bicicletário. “O CADF é uma obra complexa e a redução do tempo de produção estava entre os fatores relevantes. E foi o que alcançamos com o sistema de esquadrias da Alcoa”, afirma Marcelo Moreira, engenheiro civil do Consórcio Construtor CADF, formado por Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia e responsável pela obra do CADF.
O empreendimento possui estrutura sustentável e busca reconhecimento Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações com foco em sustentabilidade. O CADF está entre os primeiros empreendimentos no Brasil que usa a tecnologia dinamarquesa Bubbledeck, responsável pela redução do uso de concreto em 30%. “Todos estes sistemas foram integrados. A montagem das esquadrias da Alcoa alia otimização de custo, prazo e menor impacto ao meio ambiente”, ressalta Antonio Carlos Pereira Caldas, sócio-proprietário da Novix Esquadrias de Alumínio, fabricante credenciado da Rede Esquadria & Cia, da Alcoa. O projeto contou com o acompanhamento e a consultoria direta da equipe de profissionais da Alcoa. Os produtos atendem as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O grande volume de alumínio do projeto contemplou diferentes linhas de produtos Alcoa. Entre as mais aplicadas, estão a Unit para fachadas de edifícios, Cittá Due, cobertura de ligação entre torres, Única para portas de alto padrão, além das Universal Gradil e Gold para guarda-corpos e portas, respectivamente. “A Alcoa tem linhas específicas e um sistema de montagem muito eficiente; as fachadas podem ter vários tipos de revestimentos, como por exemplo, granito, ACM, vidro etc. Além disso, contamos também com a Rede Alumínio & Cia, com uma equipe técnica especializada em otimizar as melhores soluções em fachadas de alumínio”, diz Paulo Bolzoni, gerente comercial Nacional de Construção Civil da Alcoa. Localizado entre Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, o CADF foi construído em dois anos e seis meses; o sistema de esquadrias Alcoa foi finalizado em um ano.

Ficha Técnica
Nome da Obra: Centro Administrativo do Distrito Federal
Localização: Localizado no Centro Metropolitano entre Taguatinga, Vicente Pires, Ceilândia, Águas Claras e Samambaia
Tipo da obra: Comercial
Fabricante: Novix Esquadrias de Alumínio
Construtoras: Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia
Descrição do Empreendimento: 16 torres; 3.200 vagas de estacionamento; Capacidade para 15 mil pessoas; Shopping com centro de convivência; Bicicletário.
 
Sobre a Alcoa - A Alcoa opera no Brasil em toda a cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. A Alcoa emprega cerca de 5,7 mil pessoas e possui seis unidades produtivas, centro de distribuição e escritórios nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Em 2013, a empresa foi considerada uma das empresas-modelo em seu setor e na categoria Relacionamento com Fornecedores pelo Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela 12ª. vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br
 
Foto: divulgação
CDI Comunicação Corporativa

Site Login