Obra no Porto Maravilha-RJ usa solução BIM da Tekla para entregar o projeto com mais agilidade

26/11/2014 - Obra no Porto Maravilha-RJ usa solução BIM da Tekla para entregar o projeto com mais agilidade

tekla_porto_marav_rio.jpgProjeto de construção do Hotel Praia Formosa é coordenado pela IN Prediais com uso da ferramenta colaborativa Tekla BIMsigh
Em andamento no Rio de Janeiro, o mega empreedimento Porto Maraviha pretende reurbanizar uma área de cinco milhões de m² na Região Portuária da cidade e oferecer um espaço público de qualidade com novos serviços para fomentar o turismo e a economia. Entre os projetos em construção na área, o Hotel Praia Formosa, da contratante Odebrecht, foi modelado em 3D e beneficiou-se da solução colaborativa Tekla BIMsight para compatibilizar todos os sistemas com agilidade e economia de tempo de até 30%. O Tekla BIMsight é uma solução da Tekla, empresa do Grupo Trimble.
Quando concluído o hotel terá 33 pavimentos projetados em estrutura metálica, 594 quartos, área construída total de 35.585,63 m2 e área do terreno de 4.827,82 m2.
Na coordenação e atuando como o consultor BIM (Building Information Modeling) do projeto, o escritório de engenharia IN Prediais definiu o Tekla BIMsight como a ferramenta ideal para permitir o processo colaborativo entre as empresas envolvidas. Todo o fluxo de trabalho da construção foi combinado e analisado junto com os modelos 3D no ambiente BIM para verificar a existência de conflitos, o que permitu aos participantes do projeto identificar interferências e resolver problemas já na fase de projeto antes da construção.
De acordo com Humberto Farina, engenheiro civil e diretor da IN Prediais, o Tekla BIMsight foi aplicado desde o Anteprojeto até o Executivo por acreditar que quanto mais tempo e mais modelos fossem apresentados, melhores seriam os resultados para a equipe e mais fácil seria adotar uma nova dinâmica de reuniões.
“A arquitetura, a estrutura metálica e a construção de serviços prediais do Hotel Praia Formosa foram todos modelados em 3D para obter a compreensão comum de todos os envolvidos no projeto e apoiar toda a equipe na tomada rápida e acertada de decisões”, explica Farina.
A IN Prediais confirma que depois de modelados os sistemas, obteve com o uso do Tekla BIMsight uma redução de 30% no tempo total de compatibilização na comparação com um processo convencional de leitura de projetos. Outro avanço foi no cronograma de produção da estrutura metálica. Com o uso dos modelos em 3D e compatibilização com o Tekla BIMsight foi possível adiantar o processo em três meses e obter bom retorno para o contratante da obra.
 
Reuniões periódicas
Para atingir o objetivo de trabalhar de forma colaborativa e obter os resultados desejados, a IN Prediais adotou as reuniões periódicas com a equipe do projeto para analisar o design e tirar o máximo proveito dos modelos. O Tekla BIMsight permitiu a adesão de todos sem resistência e com facilidade de uso, evitando perdas de tempo com extensos treinamentos.
“As funcionalidades mais usadas da ferramenta foram os relatórios por visualização de telas gravadas, as notas e as funções de navegação como os cortes transversais e longitudinais”, explica Farina.
De fato, nas reuniões a equipe do projeto do Hotel Praia Formosa o Tekla BIMsight foi muito útil para verificar o conflito entre todos os modelos e minimizar tarefas inesperadas de construção e para garantir o desempenho do sistema; comunicar novas necessidades, tais como especificações de fabricação de estruturas metálicas, por meio de anotações e marcações e destacar as partes críticas com  as visualizações salvas.
Os benefícios da coordenação BIM foram reconhecidos desde o início. "A medotologia é muito útil para a equipe de design ver o que cada um está planejamento. Dessa forma, eles têm a oportunidade de tomar decisões cedo e obter uma melhor solução. Para o contratante o benefício é a visualização de forma rápida e clara dos sistemas, ampliando a consciência do conteúdo para o gestor e para a equipe de projeto”, completa Farina.
O Hotel Praia Formosa começou a ser construído em janeiro de 2014. A previsão de entrega dessa atração do novo Porto Maravilha no Rio de Janeiro é em março de 2016.
 
Tekla - A Tekla impulsiona a evolução dos modelos de informações digitais e proporciona uma vantagem competitiva nos setores de construção, energia e infraestrutura. Fundada em 1966, a empresa possui clientes em mais de 100 países, escritórios em 20 países e uma rede global de parceiros. A Tekla Building & Construction é parte da Trimble Buildings, um grupo focado em soluções de tecnologia que melhoram a colaboração, eficiência e precisão no ciclo de vida de projeto-construção-operação (DBO) da construção.
 
Imagem: divulgação
LVBA Comunicação

Site Login