Teto curvo inédito é destaque de obra na USP

19/11/2014 - Teto curvo inédito é destaque de obra na USP
 
mpd_engenharia.jpgA MPD Engenharia concluiu a construção do edifício do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, cujo destaque é o anfiteatro com 250 lugares. Esse edifício faz parte do conjunto de obras que a construtora está realizando em quatro etapas. A primeira delas, a reforma do edifício da Reitoria, de aproximadamente 14.000 m², já foi entregue. A outra etapa está em andamento, e se refere ao Centro de Difusão Internacional 2, com 17.376 m², onde a MPD está realizando a estrutura de concreto armado. A última etapa, o novo Centro de Difusão Internacional 1, composto de dois blocos de cinco pavimentos e auditório para 846 lugares, totalizando 12.860 m², será concluída em dezembro deste ano.
O prédio do Conselho Universitário possui arquitetura arrojada que se integra ao complexo da Reitoria, onde o grande desafio foi a execução do anfiteatro, em estrutura metálica com teto de vidro curvo com película colorida. Ainda que relativamente de pequeno porte, com 1.200 m², o anfiteatro tem grande importância para a USP. O local foi concebido para ser o palco das grandes decisões da maior universidade do Brasil. É nele, por exemplo, que será definida a lista tríplice com o nome dos candidatos ao cargo de Reitor da Universidade e acontecerá a deliberação de toda a gestão financeira e administrativa da universidade.
Após um ano e sete meses, a obra foi concluída. Fixado por peças de aço carbono do tipo “spider” e parafusos importados com acabamento em aço inox, todo o conjunto está preso à estrutura principal através de tirantes. Além de leveza e beleza, o teto, de 295 m², confere personalidade ao espaço. De acordo com o coordenador da obra, o arquiteto Alexander Kou, algumas das dificuldades da obra estão relacionadas ao fornecimento dos vidros, de grande modulação (3,20 x 1,80m) com curvas de raio pré-determinado pelo projeto específico, e a montagem do conjunto. “O que se pretende com esse teto foi atender às exigências do projeto de acústica, mantendo o efeito decorativo das placas de vidro nas cores da USP”, explica o arquiteto Alexander.
Outro grande destaque do anfiteatro é a tela de projeções, de vidro Ceramic Glass Branco Acetinado, de 12 mm, e com proteção hidrofóbica (que repele a água) e oleofóbica (que repele o óleo das mãos). Fixada com perfis metálicos na parede do palco, a principal característica dessa tela é que a massa do vidro é inteira branca. “Para nós, essa é uma obra com diferencial, que exigiu planejamento rígido para execução do teto de vidro e pela beleza da composição”, acrescenta o vice-presidente da MPD, Milton Meyer. “Essa obra vai figurar no portfólio da MPD pela complexidade e detalhes inéditos do projeto.”
A MPD foi contratada para a execução da obra por meio de licitação pública. Além de itens como custo e prazo, a empresa precisou dar indicações sobre conhecimentos técnicos e boas práticas socioambientais – quesitos que fazem parte da filosofia da MPD, que vão além das obrigações legais e econômicas da construtora.
 
MPD - 32 anos de história - Atuando na incorporação de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão e na construção de shoppings, escolas, hospitais e indústrias, a MPD edificou sua história, reconhecida pela competência e por sua marca registrada: 100% dos empreendimentos entregues rigorosamente no prazo. Entre os inúmeros prêmios conquistados pela construtora está o Master Imobiliário e o Top Imobiliário, promovido pelo Grupo Estado, em parceria com a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp) e o Sindicato da Habitação (SECOVI-SP).
Investindo constantemente em tecnologia, nas boas práticas de relações humanas e na qualificação de seus mais de 4 mil colaboradores, seu foco de atuação está no respeito e na satisfação de seus clientes, com ênfase na evolução técnica contínua, na qualidade e no atendimento, buscando também o equilíbrio socioambiental em seus empreendimentos.
Esses objetivos são permanentemente transmitidos a todos os níveis da empresa, com a convicção de que somente com profissionais capacitados e engajados é possível manter o atendimento ao cliente nos patamares desejados. Dessa forma, a MPD foi incluída no “Guia das 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar no Brasil”, em 2013 e 2014, publicado pela revista Você S.A/Exame.
 
Foto: divulgação
Asa Comunicação

Site Login