Lock Engenharia ganha prêmio por retrofit em prédio histórico no Centro de São Paulo

03/09/2014 - Lock Engenharia ganha prêmio por retrofit em prédio histórico no Centro de São Paulo

red_bull_station_3d.jpgUm desafio ao mesmo tempo difícil e prazeroso a quem o desempenhasse. Foi dessa forma que a Lock Engenharia vislumbrou o projeto de recuperação de um prédio datado de 1926, localizado no centro de São Paulo, e totalmente deteriorado pelo tempo. A antiga subestação de energia Riachuelo, desativada desde 2004, tombada como patrimônio histórico pelo Conpresp, e que tinha o desenho de receber o futuro Red Bull Station, que congrega projetos experimentais de artes e música em seus cinco andares.
À Lock coube colocar em prática a obra de retrofit do prédio que passou a servir de residência para artistas das mais diferentes vertentes. A obra acaba de receber o prêmio Master Imobiliário, concedido pela Fiabci-Brasil e pelo Secovi-SP é conhecido como o Oscar do mercado imobiliário. O reconhecimento foi na categoria Empreendimento - Retrofit.
Após quase nove anos esquecida, a antiga Subestação da Light tem novo dono e entrou em processo de restauração. Adquirido pela Red Bull, o imóvel sofreu adaptações para abrigar no local um espaço cultural da empresa. A Lock Engenharia, em parceria com o escritório franco-brasileiro de arquitetura Triptyque, cuidou do restauro e a reforma de prédio. Foi aproveitada a arquitetura interna, mas o prédio sofreu uma intervenção contemporânea, da sua fachada ao topo da subestação. O antigo chafariz foi reativado e um novo ambiente construído.
O Red Bull Station conta com três espaços expositivos, terraço, cafeteria e estúdio de música. O local tem acesso gratuito e integra diferentes expressões artísticas. Os projetos têm como ponto em comum a valorização do processo criativo, a experimentação e a formação de artistas. Os participantes trabalham em ateliês individuais, onde originalmente funcionavam as salas de transformadores de energia, e experimentam suas obras no espaço expositivo chamado de Galeria Transitória. Com foco no desenvolvimento de artistas, ocorrem palestras e workshops com curadores, artistas, produtores e pesquisadores com foco em arte e música.
O prédio ainda abriga estúdio de música, o Red Bull Studio, projeto internacional presente em Nova York, Los Angeles, Madri, Cidade do Cabo, Copenhague, Auckland, Londres, Amsterdã e Paris. O estúdio se coloca como um espaço de experimentação e produção musical para artistas, que recebe gravação de programas especiais para a web, além de workshops ministrados por grandes nomes da música nacional e internacional.
A Lock Engenharia foi responsável por colocar em prática o projeto de retrofit da Triptyque. A obra contou com 120 homens trabalhando durante cinco meses. A reforma aproveitou a arquitetura antiga, mesmo na parte interna, e criou algumas novidades, como uma intervenção contemporânea, que consiste em estrutura de cobertura externa em formato de folha, que cria um novo ambiente em seu topo, com vista para a cidade. Toda a execução e coordenação da obra civil da obra foi de responsabilidade da Lock, que reuniu diversos profissionais e empresas.
"Nosso desafio não era somente executar uma obra de retrofit, mas criar um novo conceito de destinação a prédios históricos no Centro, hoje abandonados. Tínhamos uma dificuldade extra de logística, em razão de estarmos em uma área complicada por causa do trânsito. O resultado obtido foi excelente. Foi um orgulho sem tamanho estarmos envolvidos nesse processo, que contribuiu para a reinvenção do Centro", conclui Marcello Pessoa, diretor da Lock Engenharia.
 
Sobre a Lock Engenharia - Fundada em 1987, a Lock Engenharia tem entre suas obras sedes de grandes empresas nacionais e internacionais, lojas de grifes mundialmente conhecidas, residências dos sonhos e, mais recentemente, prédios de alto padrão. São mais de 2 mil obras, o que tornou a empresa referência na construção de alta complexidade, adquirindo know how e excelência que conquistou arquitetos como Marcio Kogan, Isay Weinfeld, João Armentano, Claudio Bernardes, Paulo Jacobsen, Patricia Anastassiadis e Fernanda Marques. Em sua carteira está a execução de projetos para escritórios de empresas como Google, LinkedIn, Boehringer Ingelheim e Goldman Sachs; lojas de marcas como Louis Vuitton, Diesel, Rolex, Sony e HStern; casas cinematográficas e edifícios que seguem o nosso estilo único: o de uma construtora que está sempre na vanguarda do mercado.
 
Foto: divulgação
M1 Comunicação

Site Login