O-tek promove técnicas para reabilitar tubulações

30/07/2014 - O-tek promove técnicas para reabilitar tubulações
 
unnamed2.jpgNo contexto da crise hídrica, a empresa divulga soluções para evitar o desperdício de água
A O-Tek, empresa que pertence ao grupo colombiano Orbis, participa da 25ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) expondo produtos e serviços como sistemas de tubulação de PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro ou GRP, Glass Fiber Reinforced Plastic Pipes, por sua sigla em inglês), soluções para reabilitação de tubulações por MND (Métodos Não Destrutivos), além da linha de tanques metálicos parafusados com revestimento epóxi.
Entre os destaques da O-Tek na Fenasan estão os sistemas de tubulação de PRFV com diâmetro entre 300 a 3000 mm, com capacidade para suportar pressões nominais de até 32 kgf/cm2 e que são fabricados pela própria empresa. Empregados em projetos de infraestrutura da água, eles combinam vida útil e resistência para suportar as agressividades dos sistemas de saneamento. “A O-tek trabalha na América Latina há mais de 20 anos com essa tecnologia, que além de durável, otimiza o processo de instalação. Com a maior longitude padrão de até 12 m, ela demanda menor quantidade de uniões, reduzindo o tempo de instalação”, detalha Masiero. Ele acrescenta que a O-tek também fabrica os acessórios das tubulações, utilizando as
mesmas matérias primas que são empregadas nas tubulações.
No estande número G20, outro destaque da empresa é o método Cured in Place Pipe (CIPP), com o qual a O-tek efetua a reabilitação de tubulações de água e esgoto, sem a abertura de valas. Causando menos impacto no entorno e reduzindo o cronograma da obra, a técnica viabiliza reparos para eliminar infiltração de água do lençol freático, penetração de raízes, pontos de vazamento de efluentes contaminantes e substâncias
químicas. “As concessionárias precisam investir para evitar perdas de água na rede. Em alguns lugares do Estado de São Paulo, esse índice pode chegar a 30% e está sendo combatido com o uso de técnicas tais como o CIPP”, explica o gerente comercial da OTek, Fernando Masiero (Veja como esse método é executado: http://vimeo.com/4446720). No evento, a empresa também vai divulgar a linha de tanques metálicos parafusados com revestimento epóxi para armazenamento de água potável e tratamento de efluentes industriais.
Entre as obras mais recentes realizadas pela O-tek, ele destaca a reabilitação pela técnica CIPP de 1 km de extensão em uma tubulação de 1,75 m de diâmetro, na cidade de Fortaleza, e a reabilitação de uma adutora de 600 mm para água potável, em São Paulo, ambas são consideradas as principais obras dessa natureza na América Latina.
Na cidade de Indaiatuba, a O-tek está instalando dois tanques, cada um com capacidade para cinco mil m³ de água. Outros dois tanques, de 20.000 m³ cada um, na cidade de São Paulo, terão início de montagem, a partir de julho. Sobre adutoras, a Otek destaca o fornecimento, em 2014, de uma nova adutora no estado de Sergipe com 12 km de extensão e diâmetros acima de 600 mm.
 
Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan)
Data: 30 de julho a 01 de agosto
Local: Expo Center Norte
 
Sobre a O-Tek - A O-TEK Brasil é uma empresa Orbis, com operações na Argentina, Brasil, México e Colômbia. Com sede em São Paulo, a empresa busca em seu dia-a-dia a eficiência operacional e comercial, oferecendo ao setor de saneamento básico brasileiro produtos e serviços inovadores.
A empresa possui como destaques os tubos de PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro), fabricados com resina, fibra de vidro e silicita, as soluções para reabilitação de tubulações enterradas sem a necessidade de escavação, com utilização do processo “CIPP Cured in Place Pipeline” e os segmentos de tanques pré-fabricados, em placas de aço parafusadas e revestimento epóxi, em volumes de 100 a 30.000m³. A empresa também oferece assistência técnica no local.
 
Foto: divulgação
Canaris

Site Login