GEMÜ do Brasil abre vagas após se tornar Centro de Competência Mundial

GEMÜ 05-2021GEMÜ do Brasil abre vagas após se tornar Centro de Competência Mundial
Empresa passou a fornecer seu produto para atendimento global ao ser aprovada em testes de qualidade europeus.
Ao completar um ano como Centro de Competência Mundial na produção de diafragmas de vedação para válvulas de vários tipos, a GEMÜ do Brasil aumentou o ritmo de trabalho para dois turnos na operação de prensagem. Além das vagas abertas nessa função, houve contratação na etapa de preparação dos diafragmas, e outras oportunidades estão sendo estudadas.
Mesmo com o início da pandemia da covid-19 em 2020, a empresa precisou acelerar o trabalho para manter o fornecimento regular de diafragmas para o Grupo GEMÜ, que os distribui por todo o planeta.
“Foi uma grata recompensa do nosso trabalho quando recebemos o título de Centro de Competência Mundial, pois isso envolveu a validação de amostras do produto enviadas para o polo de qualidade, que fica na Alemanha”, conta o gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ, Mateus Souza. “Na sequência, nossos diafragmas passaram por diversos testes, conforme o padrão europeu, e fomos selecionados.”
Para alcançar esse resultado, foram realizadas modernizações nos últimos cinco anos, com troca de equipamentos e compra de máquinas de última geração. Entre outros investimentos, foram compradas novas prensas de alta tecnologia, de maior controle e rapidez, automáticas e que permitem produção em escala. Também foram realizados investimentos no treinamento de operadores e houve a reestruturação geral no que diz respeito a layout, armazenamento de matéria-prima, padronização de procedimentos, movimentação de materiais etc.
Com as novas máquinas, ferramentas e matéria-prima vindas direto da Alemanha, foi possível atingir o nível de qualidade exigido pelo grupo. “Uma consequência positiva do creditamento foi o aumento no volume das vendas intercompany da GEMÜ do Brasil”, explica Souza.
A certificação da unidade brasileira atesta a tecnologia de ponta presente nas válvulas e sistemas de medição e controle utilizadas em inúmeros segmentos da economia, como siderurgia, fabricação de fertilizantes, saneamento, geração de energia, entre outras aplicações.
Outro fator que contribuiu para demonstrar a qualidade na GEMÜ do Brasil foram os resultados do programa de mentoria lean, iniciado em 2020 em parceria com o Senai-PR, e que tinha como objetivo elevar a produtividade em pelo menos 20% no setor de vulcanização (etapa de prensagem da borracha para formar o diafragma de vedação da válvula). A surpresa veio na conclusão do processo, quando o resultado foi ainda melhor, com ganho de 27% na produtividade no setor.
GEMÜ há 40 anos no Brasil
A fábrica, localizada em São José dos Pinhais (PR) e que completa 40 anos em 2021, confirma sua posição como importante fornecedora da matriz alemã e de filiais do grupo em outros países ao redor do mundo.
A divisão farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia da GEMÜ utiliza também tecnologia de ponta em linhas de produtos que abastecem o Brasil, a América Latina e o mundo. Foto: divulgação

Site Login