Modelos de ralo sem furos nas tampas ajudam a prevenir o mosquito da dengue

26/05/2015 - Modelos de ralo sem furos nas tampas ajudam a prevenir o mosquito da dengue
 
ralo_linear_ralo.jpgCentros de Zoonoses e órgãos ligados ao controle do problema apontam que o local é um dos principais focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Substituir os modelos tradicionais por peças sem furos nas tampas auxilia no controle do problema
Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue no Brasil aumentaram 240% em 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. E o que muita gente não sabe é que o banheiro de casa pode se tornar um foco de proliferação do mosquito causador da doença. É o que apontaram diversos órgãos ligados às ações de combate ao problema. Só em Governador Valadares (RJ), por exemplo, 38,8% dos focos estavam nos ralos.
A água da caixa sifonada, que pode ficar parada por muito tempo, pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti, já que ele tem acesso à ela através da tampa furada, comum nas peças tradicionais dos ralos. “Hoje já existem modelos tanto lineares como em formato tradicional de ralos apenas com frestas em torno da peça para escoamento da água, dificultando a entrada do mosquito e de outros insetos”, explica Salmo de Souza, diretor da Ralo Linear, empresa especializada em ralos.
Outra vantagem destes modelos é que eles diminuem a evaporação da água, responsável pela sifonagem, o que evita o mal cheiro do esgoto. “O uso de água sanitária é bastante reduzido e as grades de retenção de detritos que ficam dentro das calhas evitam a entrada de sujeira nas caixas sifonadas. Assim, o local fica ainda mais protegido e livre de entupimento”, diz Souza.
Para áreas externas, valem os mesmos cuidados: “Nós criamos uma linha específica para estes espaços, chamada Infinity. O escoamento não fica prejudicado, já que ele acontece através das frestas laterais. Como os módulos podem ser aplicados em toda a extensão do local, eles acabam com as áreas empoçadas, auxiliando também dessa forma no combate à dengue”, conclui.
 
Sobre a Ralo Linear - Com sede em Blumenau (SC), a Ralo Linear chegou ao mercado da construção civil em 2010. Produtos modernos, com design diferenciado e práticos de instalar são a aposta da empresa, que mostrou ao mercado que os ralos podem fazer parte da decoração e tornar os ambientes mais bonitos, limpos e seguros. Em 2009, a Linear foi vencedora bronze na categoria Casa do IDEA/Brasil, o prêmio de design mais representativo do país. Atualmente a empresa possui representantes em todo o Brasil.

Imagem: Divulgação
Melz Assessoria de Imprensa

Site Login