Água de chuva: seca estimula "canteiro de obras" mais sustentáveis

13/05/2015 - Água de chuva: seca estimula "canteiro de obras" mais sustentáveis

d2f_eng_seca.jpgÁgua proveniente de chuveiros e pias são aproveitadas em irrigação de jardins e geram economia de até 60% do valor consumido, antes de estações de reúso
Para driblar a falta de água potável e aproveitar a farta água que cai com as chuvas, empresas viram na crise hídrica um momento ideal para inovar com sustentabilidade. É o caso da D2F Engenharia, responsável por obras de empresas, tais como Bacio di Latte e Starbucks; e residenciais de alto padrão. A empreiteira tem investido R$ 10 mil para desenvolver uma estação de reúso de água em cada novo canteiro de obras em que é possível fazer a captação de águas pluviais.
Durante a obra, a água armazenada é utilizada para fazer concreto e massa, limpeza do local e para descarga dos banheiros. “Nossa expectativa é de economizar cerca de 2.000 m³ (aproximadamente 200 m³ por obra) no ano de 2015”, explica o engenheiro Daniel Fazenda Freire, diretor da empreiteira e idealizador do projeto.
A empresa possui, também, projetos que incluem a captação de água de chuva para reúso em torneiras, de uso não potável. “A água proveniente de chuveiros e pias serão reaproveitadas na irrigação de jardins, o que gera economia de até 60%”, afirma o profissional da D2F Engenharia.
Freire conta ainda que a captação de água da chuva nos canteiros de obras é definitiva. “O reúso de água nos canteiros é uma solução que adotamos como padrão para nossas obras, independente da resolução dos problemas de abastecimento no Estado”.
Ainda, de acordo com o engenheiro, a D2F se diferencia por se adaptar ao perfil de cada cliente. “Buscamos otimizar espaços, oferecendo exatamente o ambiente ambicionado por cada cliente em potencial que nos procura. Dessa forma, conseguimos atender às mais diferenciadas demandas possíveis, projetando desde ambientes corporativos, até os locais ideais para os dias de férias e descanso”, finaliza.

Sobre a D2F Engenharia: atua há mais de 10 anos no mercado nacional da construção civil, entregando aos clientes – redes varejistas, empresas ou pessoas físicas – soluções completas, do início ao fim da obra. Altamente capacitada, a equipe da empresa é responsável por diferentes projetos, em parceria com escritórios de arquitetura, oferecendo comodidade e soluções modernas para todos os estilos de ambientes.

Legenda da foto:Obras no Haras Larissa, Montemor, região metropolitana de Campinas

Foto: divulgação
Anunciattho Comunicação

Site Login